O tempo no Sudeste mudará abruptamente neste fim de semana. A região passará do calor intenso ao frio e da seca para pancadas de chuva. O site Meteored divulgou a previsão do tempo nesta quinta-feira, 26. Uma nova frente fria atinge a região a partir desta sexta-feira, 27.
A semana foi marcada por clima seco e quente no Sudeste por causa de uma massa de ar que impede a formação de instabilidades. Há ainda uma intensa onda de calor, que elevou as temperaturas acima da média para esta época do ano.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A primavera começou com temperaturas anormalmente altas, o que significa que começou mais quente do que o habitual. Isso também está ligado aos dias mais secos e ensolarados. No entanto, essa situação pode mudar neste fim de semana.
Na quinta-feira, o Sudeste enfrentou altas temperaturas por causa da onda de calor. Agora, a mudança no tempo no fim de semana ocorrerá com o avanço da frente fria.
De acordo com a Meteored, as nuvens carregadas espalhadas pelo Sul do Brasil sinalizam o avanço das instabilidades associadas à frente fria. Essas nuvens devem alcançar partes de São Paulo até o fim desta sexta-feira.
Frente fria avança em São Paulo
Na manhã desta sexta-feira, 27, a frente fria deve alcançar o Estado de São Paulo, o que provoca as primeiras pancadas de chuva ao longo do dia, atingindo mais áreas. Até o fim do dia, as instabilidades podem se expandir para diferentes áreas de São Paulo, do Rio de Janeiro e do sul de Minas Gerais.
Vale destacar que as chuvas serão irregulares, mal distribuídas e, na maioria das cidades, terão baixo índice pluviométrico. Dessa forma, as precipitações não serão volumosas e não terão capacidade de reverter o déficit hídrico, de modo a melhorar apenas ligeiramente a qualidade do ar.
O vídeo acima mostra que as chuvas avançarão pelo Sudeste nos próximos dias, mas, mesmo assim, somente áreas isoladas poderão receber volumes significativos, acima de 10 a 15 milímetros. Na maioria das cidades, não choverá nem 5 milímetros até a noite de domingo 29.
Alívio temporário no calor
Depois de dias muito quentes, um pequeno alívio é esperado neste fim de semana, com a passagem do sistema frontal, que provoca mudanças no tempo. No entanto, esse refresco atingirá poucas áreas do Sudeste, de maneira a manter a maior parte da região ainda muito quente.
Nesta sexta-feira, à tarde, a temperatura cairá de forma brusca no leste de São Paulo, em comparação aos últimos dias, com máximas previstas em torno de 20°C.
Na capital paulista, o frio fora de época será notável neste sábado, 28, com máximas de apenas 21°C. No Rio de Janeiro, o alívio também será perceptível no mesmo dia, com máxima de 25°C.
Essa trégua do calor da primavera será breve. Nos próximos dias, as temperaturas voltarão a subir. Em São Paulo, depois dos 21°C de sábado, espera-se 28°C no domingo, 33°C na segunda-feira 30, 35°C na terça-feira 1º e 37°C na quarta-feira 2.
Confira a previsão do tempo para as capitais nesta sexta-feira:
Norte
- Rio Branco: sol com nuvens, 31°C máxima, 20°C mínima;
- Macapá: nublado com pancadas de chuva, 31°C máxima, 23°C mínima;
- Manaus: nublado com possibilidade de chuva, 29°C máxima, 23°C mínima;
- Belém: parcialmente nublado com chuva, 27°C máxima, 24°C mínima;
- Porto Velho: sol com nuvens, 33°C máxima, 22°C mínima; e
- Boa Vista: sol e calor, 35°C máxima, 24°C mínima.
Nordeste
- Maceió: parcialmente nublado, 27°C máxima, 24°C mínima;
- Salvador: parcialmente nublado, 27°C máxima, 22°C mínima;
- Fortaleza: céu limpo e calor, 30°C máxima, 24°C mínima;
- São Luís: nublado com pancadas de chuva, 28°C máxima, 24°C mínima;
- João Pessoa: nublado com chuvas rápidas, 28°C máxima, 22°C mínima;
- Recife: parcialmente nublado, 28°C máxima, 23°C mínima;
- Natal: parcialmente nublado, 29°C máxima, 22°C mínima;
- Aracaju: parcialmente nublado, 28°C máxima, 23°C mínima; e
- Teresina: parcialmente nublado, 33°C máxima, 24°C mínima.
Centro-Oeste
- Brasília: calor e seco, 33°C máxima, 18°C mínima;
- Goiânia: sol e calor, 40°C máxima, 24°C mínima;
- Cuiabá: sol e calor intenso, 42°C máxima, 25°C mínima;
- Campo Grande: calor com máxima de 40°C, 22°C mínima; e
- Palmas: calor intenso, 39°C máxima, 24°C mínima.
Sudeste
- Vitória: parcialmente nublado, 32°C máxima, 23°C mínima;
- Belo Horizonte: calor com céu limpo, 36°C máxima, 18°C mínima;
- São Paulo: sol com nuvens e queda de temperatura, 24°C máxima, 14°C mínima; e
- Rio de Janeiro: sol com nuvens, 35°C máxima, 22°C mínima.
Sul
- Curitiba: nublado, 20°C máxima, 12°C mínima;
- Porto Alegre: chuva e queda de temperatura, 22°C máxima, 14°C mínima; e
- Florianópolis: sol com nuvens e chuva à tarde, 24°C máxima, 17°C mínima.