Neste fim de agosto, a chuva cai onde não deveria. É o que dizem os meteorologistas do MetSul. Segundo os especialistas, o quadro de instabilidade atmosférica permanece sobre a região central do país, onde tempestades têm sido registradas no início desta semana. Normalmente, o tempo seco e ensolarado deveria predominar nessas áreas nesta época do ano.
O fenômeno que ocorreu nos últimos dias e deve persistir até o fim desta semana é bastante atípico, como explica a MetSul Meteorologia. Isso porque não costuma chover entre o fim de agosto e o início de setembro na região Centro-Oeste do Brasil — e também em muitas áreas do Sudeste.
O que caracteriza esta época é o registro do auge do período seco no centro do país, Estados do Centro-Oeste e também do Sudeste. Nestas áreas há predomínio de sol e baixa umidade relativa do ar — e também forte calor. Especialmente no Planalto Central é bastante seco e quente.
Chuva forte em pontos isolados
Durante o auge do período de seca, enquanto a região central brasileira permanece sem registros de precipitação, as extremidades do país registram chuvas. Há chuva no Sul e no Norte do Brasil; na região amazônica e na costa do Nordeste. Porém, até o presente momento, o que se observa é um padrão de instabilidade mais persistente sobre os Estados do Centro-Oeste e Sudeste — chove bastante em diversos pontos dessas regiões.
O Triângulo Mineiro, por exemplo, que deveria registrar tempo seco, foi atingido por uma forte tempestade na tarde de terça-feira 29. Ainda no Estado mineiro, na noite de segunda-feira 28 um temporal despejou um total de 108 mm sobre o município de Montalvânia, região norte de Minas — a área estava sob os efeitos de uma forte seca.
Tendência para o fim de semana
Na terça-feira 29, pancadas de chuva isoladas foram registradas em diversos pontos de Goiás, Distrito Federal e Tocantins.
E há mais nuvens carregadas à vista. Isso porque as projeções indicam mais chuva para quarta e quinta-feira no Centro-Oeste e Sudeste. Hoje, pancadas isoladas persistem em várias áreas de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso.
Já na quinta-feira, de acordo com os especialistas, a instabilidade deve aumentar no centro do país. Chuva isolada será registrada nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. E as pancadas persistem também sobre Minas Gerais. No fim de semana, a chuva tende a diminuir no centro do Brasil.
Como assim, a Natureza não agiu de acordo as previsões dos ‘cientistas’? Isso parece antidemocrático e negacionismo explícito da Natureza. É melhor censurar a internet e cadastrar todo pedaço de chão que receber chuva. Como se não bastassem as ‘teorias econômicas’ de um conhecido partido.