Um ciclone extratropical formou-se no mar entre as costas do Uruguai e do Rio Grande do Sul, o que trouxe riscos de chuva e vento fortes no Sul do Brasil. De acordo com alerta da empesa de meteorologia Climatempo, ventos podem atingir até 90 km/h em áreas de Santa Catarina, a partir desta segunda-feira, 20.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O fenômeno estará presente especialmente nas regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, como a serra catarinense. No centro-leste e no litoral do Paraná, incluindo a Grande Curitiba, ventos podem chegar a 70 km/h. Há risco de destelhamentos, queda de galhos e de árvores, além de danos a estruturas e redes de energia elétrica.
Alerta de chuva e vento fortes no Sul
Durante os temporais, a intensidade dos ventos pode aumentar nessas regiões. A Climatempo alerta para o fato de que a chuva deve se intensificar, com risco elevado de temporais no Sul do Brasil.
As áreas mais afetadas incluem oeste, centro-norte e sul de Santa Catarina, bem como sul, região central, oeste, sudoeste e noroeste do Paraná. O risco de alagamentos e enchentes pontuais aumenta no início desta semana.
No Rio Grande do Sul, toda a serra gaúcha, o centro-sul e o leste do Estado, incluindo a Grande Porto Alegre, estão em alerta para possíveis temporais que podem resultar em alagamentos. A Climatempo projeta que esta frente fria não trará muito ar polar. Contudo, a chuva e o aumento da nebulosidade vão causar queda nas temperaturas do Sul, proporcionando alívio ao calor dos últimos dias.
Calor intenso persiste no Sudeste
Enquanto isso, no Sudeste do Brasil, as altas temperaturas continuam a ser a principal preocupação. No Rio de Janeiro, a cidade registrou 41°C no último domingo, 19. A previsão é que as temperaturas continuem elevadas, com possibilidades de ultrapassar os 40°C, apesar de haver previsão de pancadas de chuva para esta segunda e a terça-feira, 21.
+ Temporais em SC: prefeito grava vídeo com água até o peito
Em São Paulo, o sudeste paulista está em alerta para possíveis temporais. A maior parte do Estado, assim como o Triângulo Mineiro e o sul de Minas Gerais, deve iniciar a semana com muito sol, calor e possibilidade de chuvas moderadas a fortes. Belo Horizonte tem previsão de pouca chuva, enquanto o tempo deve permanecer quente e estável em Vitória, Espírito Santo.
Previsão do tempo para São Paulo e outras regiões
Na capital paulista, há probabilidade de pancadas rápidas e isoladas de chuva, principalmente no final da tarde e início da noite desta segunda-feira. Segundo a Meteoblue, a tendência é que a intensidade da chuva aumente na sexta-feira 24 e no domingo 26.
As temperaturas ao longo da semana devem variar entre:
- segunda-feira: entre 22ºC e 31ºC;
- terça-feira: entre 23ºC e 32ºC;
- quarta-feira: entre 22ºC e 31ºC;
- quinta-feira: entre 21ºC e 30ºC; e
- sexta-feira: entre 21ºC e 29ºC.
Leia também: “Balneário Camboriú decreta estado de emergência por chuva e alagamentos”