O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão para as próximas duas semanas. Até 13 de novembro, há áreas do país que irão contar com chuva. Em outras, haverá predomínio do tempo seco.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Áreas de instabilidade devem provocar pancadas de chuva no Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, sudeste do Pará e nordeste de Mato Grosso.
Previsão do tempo até 13 de novembro
- Região Norte
Estão previstas pancadas de chuva no Amazonas e, pontualmente, em áreas do Acre, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins devido ao calor e alta umidade. No Amapá, norte do Pará e sul de Rondônia, haverá predomínio de tempo seco sem chuva.
- Região Nordeste
O início da semana será marcado por áreas de instabilidade, que vão provocar chuva em parte do Maranhão, do Piauí e da Bahia. Em grande parte da região, a previsão é de tempo seco e sem chuva.
Leia também: “Feriados de novembro: confira a previsão do tempo até dia 15”
- Região Centro-Oeste
Há previsão de dias quentes, com pancadas de chuva no fim da tarde devido ao calor com alta umidade.
- Região Sudeste
Para a região, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade.
- Região Sul
A instabilidade volta a aumentar a partir desta quarta-feira, 8. Haverá chuva expressiva, que pode vir acompanhada de queda de granizo, raios e rajadas de vento.
“Base de Lula quer urgência na aprovação de mais um feriado em novembro”
Previsão de 14 a 22 de novembro
O Inmet também divulgou, região por região, a previsão para o período de 14 a 22 de novembro. A meteorologia indica chuva localmente expressiva, com volume maior que 50 mm, no oeste e no centro-sul do país.
Para a Região Norte, estão previstas chuvas no oeste do Amazonas, Acre, Rondônia e sul do Pará. Nas demais áreas, a previsão é de baixos acumulados de chuva.
Na Região Nordeste, a previsão é de tempo seco e sem chuva.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, há previsão de chuva que pode ultrapassar 40 mm, especialmente no litoral de São Paulo, no Estado do Rio de Janeiro e no sul do Triângulo Mineiro. Nas demais áreas das duas regiões, não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva.
Na Região Sul, a previsão é de acumulados de chuva maiores que 50 mm. A chuva deve ser mais localizada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.