O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, amanheceu alagado neste sábado, 4. O local também foi atingido pela enchente no Rio Grande do Sul, relatou a Folha de S. Paulo. A água envolveu parte das pistas e do pátio no único aeroporto da capital gaúcha.
Leia mais: “Imagens mostram estrago causado pelas chuvas no Rio Grande do Sul”
O aeroporto já havia sido fechado por tempo indeterminado, na noite de sexta-feira 3. As águas do rio Guaíba haviam chegado às pistas de táxi e avançaram rumo à pista de decolagem e pouso.
A Fraport Brasil, concessionária que administra o Salgado Filho, declarou que a decisão foi tomada devido ao elevado volume de chuvas que atingem o Estado nos últimos dias e para garantir a segurança de funcionários e passageiros.
Leia mais: “Em meio à calamidade gerada pelas chuvas, Lula fala sobre futebol ao chegar ao RS”
“Aos passageiros, pedimos que entrem em contato com a sua companhia aérea para mais informações sobre os seus voos.”
Maior nível da história do rio Guaíba em Porto Alegre
Às 9h deste sábado, o nível do rio Guaíba chegou a 5,04 metros, de acordo com informações do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.
A Defesa Civil local, durante a madrugada, já havia informado que o nível do rio havia chegado a 4,96 metros.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A marca superou a da maior cheia já registrada, em 1941, quando a água subiu 4,76 metros. Centenas de famílias precisaram sair de casa e resgates seguem sendo realizados nas regiões das ilhas e do quarto distrito da capital.
As imagens captadas por drones e as informações de funcionários sobre a situação no Aeroporto Salgado Filho são ilustrativas. Dão uma pequena dimensão dos problemas enfrentados pela população gaúcha neste momento.