O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuvas intensas em Estados do Nordeste e do Sudeste do país.
Para a Região Sudeste, o alerta vale para todo o Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro, além de parte de Mato Grosso, extremo sul de Goiás e norte do Paraná.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O alerta laranja — de perigo — que vale até as 10 horas desta segunda-feira, indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
No Nordeste, o alerta laranja abrange pequena parte do leste do Ceará, do Rio Grande do Norte, de Pernambuco, o leste de Pernambuco e uma pequena fração de Alagoas.
O Inmet indica possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h)e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Alertas de chuvas intensas no Centro-Oeste e Norte
O Inmet também alertou para o perigo de chuvas intensas no Norte e no Centro-Oeste do país. Os Estados afetados são Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas, Acre e Roraima.
Nesse caso, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Há risco baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta vigora até as 10 horas desta segunda-feira, 27.