Chuvas intensas atingem todo o país a partir desta sexta-feira, 12, e devem persistir até a manhã de sábado 13. Somente três Estados brasileiros escapam dos avisos climáticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): Paraná, no Sul, e Alagoas e Sergipe, no Nordeste.
Ao todo, o órgão emitiu seis alertas que apontam para chuvas intensas e acumulados de água. Três deles estão na cor amarela, que indica “perigo potencial”, e os outros três na cor laranja, que indica “perigo”.
Alertas em laranja para chuvas intensas
Na Região Sul, o primeiro alerta abrange uma faixa de Santa Catarina, que vai do norte ao sul do Estado, bem como a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí. Para o segundo, no Centro-Oeste brasileiro, as chuvas cobrem extensivamente Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do noroeste, centro e sul de Goiás. O mesmo aviso abrange Rondônia, já no Norte do país.
Seguindo para o Nordeste, o terceiro aviso em laranja mostra que o temporal alcança algumas áreas do Piauí, como o sudeste, o centro-norte e o sudoeste do Estado.
No Ceará, as chuvas abrangem o sul, o centro-sul e os sertões. Já em Pernambuco e na Paraíba, apenas a faixa oeste e sudoeste dos Estados, bem como o oeste do Rio Grande do Norte, estão nas rotas dos avisos do Inmet.
Para visualizar toda a imagem, basta clicar nas ilustrações abaixo.
Leia também: “Previsão do tempo: como vai ser o clima no país em abril”
Para esses alertas, o instituto prevê acumulados de até 100 milímetros por dia, além de ventos intensos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Alertas em amarelo
O primeiro alerta amarelo abrange a metade sul do Rio Grande do Sul, inclusive, a Região Metropolitana de Porto Alegre. Já o segundo afeta dois Estados da Região Sudeste: Rio de Janeiro (norte, centro e noroeste) e Espírito Santo (litoral norte, centro e sul).
Nesse caso, a Região Sudeste sofre acumulados de chuva de até 50 mm/dia. Já para as demais regiões sob o alerta em amarelo, além do temporal, o Inmet prevê acumulados de água e ventania de até 60 km/h.
Para visualizar toda a imagem, basta clicar nas ilustrações abaixo.
O terceiro aviso do Inmet, na cor amarela, afeta quase todo o país, nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Confira, abaixo, os Estados com essa previsão:
- Região Norte
Acre, Amazonas, noroeste de Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins.
- Região Centro-Oeste
Centro-norte, nordeste, leste e norte de Mato Grosso; sudoeste e centro-norte de Mato Grosso do Sul; Goiás e Distrito Federal.
- Região Nordeste
Maranhão; centro-norte do Ceará; Piauí; Rio Grande do Norte; sertão pernambucano; e sudeste e sudoeste da Paraíba.
- Região Sudeste
São José do Rio Preto, em São Paulo; e noroeste, oeste, norte e sudoeste de Minas Gerais.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste