Estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Nordeste devem ser atingidos por fortes chuvas ao longo desta semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados podem ultrapassar 80 mm em áreas como o noroeste de Mato Grosso, sul de Rondônia, sul e nordeste do Pará, além do norte do Maranhão, Piauí e Ceará.

A tendência é de chuvas escassas, com acumulados abaixo de 20 mm, em Roraima, centro-leste do Nordeste, Sudeste, leste de Goiás e Rio Grande do Sul.
Inmet: Centro-Oeste e Norte terão chuvas mais expressivas
No Norte, as instabilidades associadas ao calor e alta umidade manterão pancadas de chuva, com volumes acima de 50 mm, exceto em Roraima, onde os acumulados devem ser inferiores a 10 mm.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), posicionada mais ao sul, pode provocar chuvas acima de 80 mm no nordeste do Pará.
Leia também:
No Centro-Oeste, a combinação de calor e umidade manterá áreas de instabilidade em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no oeste de Goiás, com pancadas de chuva frequentes.
Leia mais: “São Paulo deve enfrentar onda de calor e chuvas intensas ao longo da semana”
Os maiores volumes são esperados para o noroeste de Mato Grosso, enquanto no centro-leste de Goiás e leste de Mato Grosso do Sul a tendência é de redução, com acumulados abaixo de 20 mm.
A atuação da ZCIT favorecerá precipitações intensas no norte do Maranhão, Piauí e litoral do Ceará, com acumulados acima de 80 mm. Na faixa leste do Nordeste, as chuvas devem ocorrer de forma isolada e com volumes inferiores a 20 mm. Já na parte central da Bahia, Pernambuco, oeste do Piauí e Alagoas, o tempo deve seguir firme nos próximos dias.
Tendência de tempo firme no Sudeste e Sul
No Sudeste, o tempo seguirá firme na maior parte de Minas Gerais, informa o Inmet. Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo podem ter pancadas pontuais, com acumulados abaixo de 40 mm, mas localmente intensos. No sudeste paulista, os volumes podem ultrapassar 60 mm.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Na Região Sul, a semana começa com tempo seco, mas a nebulosidade aumenta a partir de quarta-feira 26, trazendo pancadas de chuva. Os acumulados devem ficar abaixo de 30 mm, mas o calor e a umidade podem provocar tempestades localizadas.