Perigo. Em razão das chuvas, este é o grau de severidade que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atribuiu à previsão do tempo para o Distrito Federal (DF) e 10 Estados brasileiros entre os dias 13 e 14 de novembro.
Conforme estimativa do órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária, o volume de chuvas nessas regiões pode variar de 60 mm a 100 mm. Chama atenção a possibilidade de ventos intensos, com rajadas de até 100 km/h.
Chuvas podem derrubar árvores
O mapa de alerta indica o deslocamento de uma massa de ar frio que se desloca do noroeste ao sudoeste brasileiro, abrangendo uma faixa que cobre diversos territórios da Região Centro-Oeste, com destaque para o Mato Grosso, Distrito Federal e uma parte de Minas Gerais.
O Inmet alerta a população para diversos riscos em razão da instabilidade. Entre eles estão principalmente as quedas de galhos de árvore, incidência de raios e alagamentos, especialmente em vias mais acidentadas e próximas a córregos.
Além do Distrito Federal, as chuvas intensas devem se concentrar nos estados de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Rondônia, Rio de Janeiro, Paraná e Amazonas. A instabilidade terá duração inicial de 24 horas, mas pode se alongar no decorrer do período.
Como se proteger; confira
Especialistas indicam medidas preventivas para evitar acidentes em razão do mau tempo. Veja abaixo algumas providências importantes para manter a segurança:
- Durante as chuvas, priorize manter-se em um local seguro e protegido. Evite deslocamentos desnecessários;
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade;
- Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Caso necessário, buscar mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste