O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas por chuvas intensas e tempestades que atingem o Distrito Federal e 14 Estados. O órgão publicou os avisos nesta terça-feira, 22.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O principal alerta indica chuvas intensas e têm grau de severidade “perigo”. O aviso de cor laranja começou na manhã desta terça-feira e segue até a manhã desta quarta-feira, 23. O alerta atinge o Acre e o oeste do Amazonas. As regiões devem registrar chuvas de até 100 mm/h e ventos intensos de 100 km/h.
“Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, informou o instituto.
O Inmet emitiu outros dois alertas por chuvas intensas, porém, de cor amarela e com grau de severidade “perigo potencial”. Os alertas indicam chuvas de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. Há pouco risco de cortes de energia elétrica e queda de árvores.
O alerta por chuvas atinge o Distrito Federal e os seguintes Estados:
- Roraima;
- Amazonas;
- Rondônia;
- Pará;
- Tocantins (somente o extremo sudoeste);
- Mato Grosso;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- São Paulo;
- Paraná;
- Santa Catarina; e
- Rio Grande do Sul.
Além disso, há um alerta ativo de tempestade. O aviso na cor amarela também indica “perigo potencial”. A tempestade deve atingir o sudoeste do Rio Grande do Sul. As principais cidades afetadas são: Santa Maria, Bagé e Uruguaiana. As regiões devem receber precipitações de até 30 mm/h e ventos de até 60 km/h.
O Inmet instrui os moradores das áreas atingidas pelos alertas a procurarem abrigos durante as chuvas ou temporais e a evitarem transitar próximo a árvores e placas de propaganda.