O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para todo o Nordeste do Brasil. No total, mais de 1,5 mil cidades poderão ter chuvas entre 30 mm e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h nesta segunda-feira, 13, e na terça-feira 14.
Os riscos são de alagamentos, queda de galhos, descargas elétricas e cortes de energia. O Inmet orienta a população para evite áreas abertas durante ventos fortes e desligue aparelhos elétricos. Em caso de emergência, devem-se acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Leia também: “Alerta de chuvas intensas se espalha pelo DF e por 22 Estados“
Desde o domingo 12, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) impulsionam as chuvas constantes. O mapa do Inmet indica áreas de alerta laranja, especialmente no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Maranhão.
A ZCAS é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste entre o fim da primavera e o verão. Definida como um corredor de nuvens que corta o Brasil, desde o sul da Região Amazônica até o Oceano Atlântico, passando pela faixa central do país, a ZCAS, eventualmente, também pode se deslocar para cima ou para baixo e atingir, também, os Estados da Bahia e do Paraná. O sistema é facilmente identificado em imagens de satélite devido à organização das nuvens.
Cidades como Quixeramobim (CE), Surubim (PE) e São Gonçalo (PB) já registraram volumes superiores a 30 mm em poucas horas. Tempestades mais severas ocorreram entre Sergipe, Alagoas e o extremo sul do Maranhão, com alagamentos e danos em áreas urbanas.
Chuvas intensas no Nordeste até a quarta-feira
De acordo com o site Meteored, nesta segunda-feira, as chuvas devem atingir picos de intensidade à tarde e à noite, com precipitações espalhadas por toda a região.
Na terça-feira, o padrão se mantém, com chuvas fortes e dias nublados. Só na quarta-feira 15 as tempestades devem se tornar mais espaçadas, quando haverá uma redução gradual.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A partir da quinta-feira 16, as chuvas se tornam escassas no leste da Bahia, de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. No Maranhão e no Piauí, volumes significativos ainda são esperados.
Até a sexta-feira 17, os volumes de chuva podem alcançar 200 mm em Estados como Bahia, Maranhão e Piauí, aumentando riscos de enchentes e deslizamentos.