Março segue com chuvas intensas em todo o país, com grandes acumulados. A previsão, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), começa nesta segunda-feira, 11, e vai até às 10 horas de terça-feira 12. O volume total de chuva pode chegar a 100 mm em apenas um dia, com ventos de até 100 km/h.
Chuva intensa atinge a maior parte do país
As áreas afetadas são Amazonas, Pará, Amapá, norte do Tocantins, Maranhão, norte do Piauí, centro-norte do Ceará, norte do Rio Grande do Norte, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Acre, Roraima, Rondônia e Distrito Federal.
Saiba mais: “Governo de SP envia ajuda ao litoral depois de estragos causados pela chuva”
Nestes locais, o aviso amarelo do Inmet indica “perigo potencial”, com ventos de até 60 km/h e volume de chuva até 50 mm. A previsão vai até a terça-feira 12.
Chuva de até 100 mm
Já em outras regiões, o aviso passa para a cor laranja, conforme a previsão, que indica “perigo”. Neste caso, as chuvas são mais intensas, e o temporal se estende até a manhã de terça-feira 12.
As áreas atingidas são o nordeste e o sudeste do Pará, a Ilha de Marajó, o norte, o leste e o oeste do Maranhão, o Amapá e a Região Metropolitana de Belém.
Leia também: “Pancadas de chuva, raios e trovões; confira o clima pelo Brasil até 20 de março”
No Sudeste do país, a chuva atinge áreas como a metade norte do Espírito Santo e os vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. No Nordeste, o sul da Bahia vai ser atingido pelas chuvas intensas. Nestes casos, os acumulados de água devem chegar a 100 mm, com ventos de até 100 km/h.
Para o período entre 12 e 20 de março, a previsão inicial do Inmet também é de continuidade das chuvas, com volumes acima de 70 mm em grande parte do Brasil.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste