O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alertas de chuvas fortes nesta semana em 15 Estados do país. O Inmet emitiu alertas de “perigo” e “perigo potencial” para várias regiões com diferentes intensidades de chuvas e ventos.
Entre os Estados, estão Santa Catarina, que enfrentou uma enchente no último final de semana, e São Paulo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O alerta também se estende para o Paraná, onde as precipitações devem variar entre 20 e 30 mm/h. Esse acumulado de chuva representa baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. O Inmet recomenda que a população evite sair durante o mau tempo, esteja atenta a mudanças nas encostas e não utilize aparelhos eletrônicos conectados à tomada enquanto durar o período de chuvas intensas.
Além disso, os Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo estão em alerta de “perigo”, com previsão de chuvas mais intensas, que podem chegar a 60 mm/h, acompanhadas de ventos fortes, que podem atingir até 100 km/h.
O Inmet orienta que as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, em razão do risco de quedas e descargas elétricas. Também é recomendado que se evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade, que podem ser afetadas pelo vento.
Chuvas intensas podem ocasionar ventos fortes e cortes de energia elétrica
Outros Estados estão sob o alerta de “perigo potencial” por causa da possibilidade de chuvas intensas, como Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. Essas regiões poderão registrar ventos fortes, risco moderado de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A recomendação é que a população mantenha atenção às condições climáticas e siga as orientações das autoridades locais para garantir sua segurança.