As chuvas na capital paulista fizeram mais uma vítima. Um motorista de aplicativo morreu na noite deste sábado, 1, depois de ficar preso com seu carro em um alagamento na Vila Prudente, zona leste de São Paulo, relata a Folha de S. Paulo. A enxurrada tomou o veículo, impedindo qualquer reação a tempo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), ele tentou atravessar a Rua da Prece. A via estava tomada pela água e o automóvel apresentou pane. Um passageiro que estava no carro conseguiu escapar pela porta traseira, mas o motorista, de 50 anos, não teve a mesma sorte.
Ele chegou a ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros. Levado ao Hospital Vila Alpina, não resistiu. Com isso, o número de vítimas fatais das chuvas de verão no Estado de São Paulo chega a 18 desde dezembro, segundo a Defesa Civil.
A tempestade intensificou o caos em várias outras regiões da Grande São Paulo. Equipes da Defesa Civil do Estado percorreram as áreas mais afetadas entre sexta-feira 31 e sábado 1 para avaliar os estragos.
Novas instabilidades são esperadas
Em Guarulhos, prossegue o jornal, a água começou a baixar, mas pontos críticos ainda persistem nos bairros Jardim Anny e Jardim Jacy, relata o jornal. Na capital, o Jardim Pantanal segue alagado, forçando a instalação de abrigos emergenciais.
Já no litoral, o volume de chuva fez a Defesa Civil disparar alertas severos para Santos e Guarujá. Na Escola Municipal Sérgio Pereira Rodrigues, 35 pessoas permanecem desabrigadas, embora não haja registro de ocorrências graves.
Em Diadema, 125 moradores tiveram que deixar suas casas.
O domingo amanheceu com chuva fraca e espalhada em diversas regiões do Estado, entre as quais as faixas oeste, central, sul e leste, além da região de Campinas, no interior. A Zona de Convergência do Atlântico Sul segue ativa, alimentando novas instabilidades.
Leia mais: “Altas temperaturas e chuva: como vai ser o clima em fevereiro”
Entre a tarde e a noite, a chuva deve ganhar força, com risco elevado de temporais na faixa leste paulista e nas regiões de Campinas e Sorocaba.
Enquanto isso, o resto do Estado deve enfrentar precipitações intermitentes, com volumes moderados. As temperaturas, por sua vez, permanecerão amenas devido ao céu encoberto e às próprias precipitações.