A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul anunciou, nesta terça-feira, 4, que o número de municípios gaúchos afetados pelas enchentes subiu para 476. Até esta segunda-feira, 3, contabilizava-se 475.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O órgão também estima que, entre sexta-feira 31, e sábado 1º, cerca de 1,7 mil pessoas puderam deixar os abrigos. Contudo, cerca de 35 mil ainda permanecem nesses lugares. Além disso, estima-se que haja 575 mil desalojados e 806 feridos.
Esse não é o único problema enfrentado pela população do Rio Grande do Sul. O número de afetados pelas inundações chegou a 2,3 milhões.
Ainda há 44 desaparecidos em razão das chuvas no Rio Grande do Sul
Os agentes da Defesa Civil gaúcha ainda procuram pelos 44 desaparecidos. Até esta terça-feira, o número de mortos é de 172.







Para aumentar o nível de prevenção, a Defesa Civil criou um canal para avisos. Os gaúchos podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos.
Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada. Isso torna o número de telefone disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar por meio do aplicativo WhatsApp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone 61-2034-4611. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento.
Depois da primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual. A partir disso, as pessoas passam a receber as mensagens, que serão encaminhadas pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul.