Depois de dias de trégua, a chuva deve retornar ao Sul do Brasil no próximo fim de semana. Com o processo de formação de um ciclone extratropical, há risco de tempestades. A previsão do tempo foi divulgada nesta terça-feira, 11, pelo site Meteored.
A semana começou com predomínio de tempo firme no Sul do Brasil, algo que deve permanecer por mais alguns poucos dias. A trégua das chuvas não será muito duradoura e já tem previsão para mudanças bruscas no tempo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Embora haja a previsão de fortes chuvas para o Rio Grande do Sul, não são esperados altos volumes de precipitação, como registrado em abril e maio. O Estado sofreu com enchentes nesse período.
Apesar de o volume esperado não ser tão elevado, o fim de semana pode ser marcado por tempestades no Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina. As pancadas de chuva virão acompanhadas por ventos, trovoadas, descargas elétricas e até eventual queda de granizo.
Antes da chuva, a cobertura de nebulosidade vai ser destaque no Sul do Brasil nos próximos dias. Mesmo que não chova, a variação de nuvens já será frequente.
Leia também:
Em virtude de uma combinação de sistemas meteorológicos em diferentes níveis da atmosfera, e principalmente por causa de um forte gradiente de pressão atmosférica, a tendência é que haja maior presença de nebulosidade sobre o Sul do país nos próximos dias.
O fenômeno será observado especialmente sobre o Rio Grande do Sul. Porém, até a próxima sexta-feira, 14, vai avançar gradualmente sobre Santa Catarina até chegar ao Paraná.
Tempestades devem ocorrer depois da sexta-feira
Apesar do avanço da nebulosidade sobre a região nos próximos dias, a chuva só retorna entre a sexta-feira à noite e a madrugada de sábado 15. A partir desse período é que começam os riscos de tempestades no fim de semana.
Inicialmente, as primeiras pancadas de chuva entre o sul e a Campanha Gaúcha terão influência de um corredor de umidade, associado a uma frente fria afastada no Atlântico. Uma área de baixa pressão atmosférica, no interior do continente, também influencia nas chuvas — sistema que vai mudar o tempo já na fronteira oeste do Estado.
Leia mais:
Apesar disso, a mudança brusca no tempo vai ocorrer associada ao processo de formação de um ciclone extratropical no decorrer do fim de semana. Esse é o principal processo que pode gerar tempestades no Sul do Brasil.
As chuvas entre o sábado e o domingo 16 podem ser fortes e se espalhar pelo Rio Grande do Sul. A Região Metropolitana de Porto Alegre também será atingida e registrar volumes significativos de chuva e temporais com ventos, raios e granizo.