Um ciclone extratropical no Atlântico Sul influencia o clima no Sul do Brasil desde esta segunda-feira, 12. O fenômeno impulsiona o ar frio e seco para a região, o que resulta em ventos fortes e queda nas temperaturas.
De acordo com o site Metsul, imagens do satélite mostram uma grande espiral de nuvens sobre o Atlântico a leste da Argentina, do Uruguai e do Sul do Brasil. Modelos numéricos de previsão mostram que a pressão central do ciclone estão em alto-mar.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Apesar da distância, o ciclone provoca ventos de 40 km/h a 70 km/h no sul e leste do Rio Grande do Sul, com maior intensidade na costa. Tramandaí (RS) registrou rajadas de 62 km/h na manhã desta segunda-feira. Além dos ventos, o ciclone traz ar seco e frio, o que reforça a presença de ar polar na região.
Ciclone derruba temperaturas no RS
Na madrugada, as temperaturas no Rio Grande do Sul caíram para -2,4ºC em Soledade (RS), -1,2ºC em Espumoso (RS) e -0,2ºC em Santa Rosa (RS). A previsão para terça-feira é de resfriamento acentuado, com temperaturas ainda mais baixas e geada na maioria das cidades do Estado. As mínimas podem chegar a -5ºC ou -6ºC nos Campos de Cima da Serra.
Em Porto Alegre, a expectativa é de mínimas de 4ºC até 5ºC na Estação do Jardim Botânico e pode chegar a 2ºC ou menos em bairros do sul da cidade. Na área metropolitana, as mínimas devem variar de 1ºC até 3ºC.
Embora o ciclone não cause ventos extremos no continente, o mar ficará agitado com ondas de até 4 metros no litoral gaúcho e catarinense. A Marinha emitiu um aviso de ressaca para essas áreas, que pode se estender até a costa do Sudeste do Brasil.