Com o título de maior cidade do país, São Paulo abriga quase 12 milhões de moradores. É uma população superior à soma dos 2.375 menores municípios do país.
São Paulo abriga exatamente 11.895.578 moradores. Ao mesmo tempo, a soma das populações desses lugares é de 11.895.134 — essa gente toda está distribuída em 42,6% dos 5.570 municípios brasileiros, conforme mostram as estimativas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a população do Brasil em 2024.
De acordo com o IBGE, 212,6 milhões de habitantes moram no território nacional. As residências de quase 60% dos brasileiros se concentram em apenas 6% dos municípios do país — são aqueles com mais de 100 mil habitantes.
Distribuição da população do Brasil
A cidade de São Paulo é a única no país com mais de 10 milhões de habitantes. O Rio de Janeiro, tem a segunda maior população do Brasil conta 6,7 milhões de moradores. O abismo populacional entre os dois maiores municípios do país é de 5,1 milhões de habitantes. É quase duas vezes o número de moradores de Brasília — a terceira maior no território nacional (2,9 milhões de habitantes).
Ao todo, o Brasil possui 15 de municípios com mais de 1 milhão de habitantes. E apenas dois deles não são capitais — as paulistas Campinas (1,2 milhão) e Guarulhos (1,3 milhão). Aos outras cidades-sedes de governos estaduais na faixa populacional do milhão são: Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Curitiba (PR), Recife (PE), Goiânia (GO), Belém (PA), Porto Alegre (RS) e — a menor delas — São Luís (MA), que por 88 mil habitantes não ficou de fora.
As 27 capitais no país, aliás, abrigam 49 milhões de pessoas — ou seja: praticamente, um de cada quatro brasileiros vive nessas cidades.
São Paulo está sobrecarregada não tem mais como absorver mais migrantes as ruas estão lotadas de moradores de rua que pra sobreviver entrar pro crime e pior ainda chegam diariamente de 15 a 20 ônibus clandestinos com gente iludida achando que vir pra cá vão viver bem a maioria é analfabeto ou semi analfabeto e não conseguem emprego.