A cidade de Guaíra, no Noroeste do Paraná, enfrenta problemas relacionados a invasão de propriedade rural privada. Na segunda-feira 15, um agricultor ficou ferido, depois que um grupo indígena de cerca de 30 integrantes invadiu uma propriedade.
O incidente ocorreu por volta das 9 horas, na área de São Domingos. Os invasores teriam montado acampamento em uma propriedade rural, o que resultou em conflitos.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Nas redes sociais, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná, o Sistema Faep/Senar-PR, repudiaram a invasão. “Ressaltamos que a passividade do poder público em controlar as invasões tem servido de incentivo para que novos grupos se formem”, escreveu o órgão, em nota.
“Ainda, a entidade pede que o Marco Temporal, que ratifica que as demarcações de terras indígenas devem ser da data da promulgação da Constituição Federal tenha cumprimento, para que os produtores rurais tenham segurança jurídica.”
Agricultor ferido na invasão de indígenas
O filho do proprietário da fazenda que registrou a invasão teve um ferimento na cabeça, resultado de um golpe com um pedaço de madeira. Ele recebeu atendimento de emergência, que o encaminhou ao hospital local para tratamento.
Leia também: “Entre verduras e hortaliças”, artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 225 da Revista Oeste
Diversas forças de segurança, incluindo a Guarda Municipal de Guaíra, a Polícia Militar, o Batalhão de Fronteira e a Polícia Federal, bem como autoridades locais e agricultores, contiveram a situação.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Guaíra, a área invadida é de aproximadamente 250 hectares. Os produtores rurais da região expressaram preocupação com a falta de segurança jurídica e física.
Leia mais:
Confira na íntegra a nota do Sistema Faep/Senar-PR:
“O Sistema Faep/Senar-PR repudia a invasão de uma propriedade rural no município de Guaíra, na região Oeste do Paraná, na última segunda-feira (15). Segundo informações da imprensa local, 30 indígenas invadiram a áerea. No local, os produtores rurais sofreram violência por parte dos invasores, sendo que o Samu precisou ser acionado para prestar socorro.
Mais uma vez, a Região Oeste do Paraná é palco de invasões de terra. O local é alvo frequente de indígenas, que invadem propriedades rurais privadas. No começo do mês de julho, uma propriedade rural no município de Terra Roxa foi invadida por indígenas.
O Sistema Faep/Senar-PR ressalta que a passividade do poder público em controlar as invasões tem servido de incentivo para que novos grupos se formem. “Ainda, a entidade pede que o Marco Temporal, que ratifica que as demarcações de terras indígenas devem ser da data da promulgação da Constituição Federal tenha cumprimento, para que os produtores rurais tenham segurança jurídica.”
O Sistema Faep/Senar-PR e o Sindicato Rural de Guaíra estão prestando atendimento aos produtores rurais da região.”