Dagomir Marquezi reúne 12 de suas obras em plataforma
Há tempos o jornalismo tem migrado de modelo. Enquanto o impresso perde força, projetos digitais ganham vez junto ao público. No mercado editorial, a história não é diferente. Enquanto empresas como a Livraria Cultura enfrentam dificuldades financeiras, autores enxergam no mundo on-line uma oportunidade para divulgar suas obras.
Leia mais: “10 bons momentos de Fake Brazil“
Dagomir Marquezi compõe as estatísticas de profissionais focados em projetos para a internet. O jornalista e escritor decidiu “abandonar o impresso” em determinado momento da carreira. Colunista da Revista Oeste, startup de jornalismo 100% on-line e em defesa do liberalismo, ele acaba de lançar sua própria “livraria digital”. No ar desde a última semana, a plataforma Livros DMP ajuda a divulgar 12 títulos digitais escritos por ele — e comercializados por meio da Amazon.
“Antes, a gente dependia de editoras”
Entusiasta do universo on-line, Marquezi vê um mundo de possibilidades a partir desse meio. Destaca, por exemplo, o fato de não mais existirem fronteiras para um escritor. “Antes, a gente dependia de editoras. Hoje, eu mesmo faço o marketing de meu trabalho e vejo gente comprando livros dos Estados Unidos e de outros países”, afirma o autor, com obra inclusive disponibilizada em inglês: Open Channel D.
Escritor multitemático
Open Channel D relembra a série norte-americana The Man from U.N.C.L.E., exibida originalmente na década de 1960. O conjunto de obras presentes em Livros DMP, no entanto, dá vez a outros temas. Assim como em suas colunas semanais para a Revista Oeste, Dagomir Marquezi apresenta livros sobre tecnologia, futebol, televisão e questões extraterrestres. Em entrevista, ele explica a ideia por trás de sua própria livraria digital e comenta cada um dos títulos já disponíveis na plataforma.
A relação com esses e outros assuntos foi construída ao longo da carreira na mídia impressa. Marquezi atuou como colaborador, colunista e editor em veículos como o jornal O Estado de S. Paulo e as revistas Status, Veja, Playboy, VIP, Placar, Superinteressante, Viagem & Turismo, Quatro Rodas, IstoÉ e Época. Além disso, trabalhou por 20 anos para a revista Info, da Editora Abril.
Assista
Clique aqui e acompanhe a livraria digital Livros DMP, de Dagomir Marquezi.
O que irá acontecer de positivo nisso tudo é que o custo unitário das obras cairá vertiginosamente, pois haverá uma inundação de obras digitais para um relativamente pequeno número de leitores. Isso é uma verdade insofismável.