A prefeitura de São Paulo quer fazer um empréstimo no valor de R$ 5,2 bilhões. A previsão de contratação de operações de crédito consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024.
A tomada de crédito provocou um questionamento do Tribunal de Contas do Município (TCM) sobre a necessidade de utilização de empréstimos. Atualmente, a gestão do prefeito Ricardo Nunes tem em caixa R$ 35 bilhões.
No relatório, os auditores afirmaram que “a previsão de contratação de operações de crédito” nesse valor “poderia levar a encargos financeiros desnecessários”. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, nesta terça-feira, 6.
A subsecretaria do Tesouro municipal afirmou que o atual caixa deve ser utilizado ao longo de 2023, considerando o aumento do déficit primário neste ano. Os créditos, portanto, seriam necessários para a “expansão de investimentos”.
“Contudo, diante do cenário de caixa atual, recomenda-se que essas operações de crédito sejam contraídas em um cenário claro de diminuição de caixa, uma vez que podem criar encargos financeiros desnecessários para o município”, recomendou o TCM.
O que diz a prefeitura?
A gestão municipal afirmou ao jornal, por meio de nota, que “a previsão de contratações de operações de crédito, autorizada pela Câmara Municipal, se destina a áreas como a saúde, habitação e transportes“.
“Cabe destacar que todas as propostas de operação de crédito apenas são contratadas após cuidadosa análise dos custos e benefícios econômicos e sociais para a cidade, considerando, inclusive, a eventual vantajosidade da utilização de recursos próprios do município ante a opção de contratação de financiamentos”, informou.
Este prefeito de esquerda quer engordar o caixa para sobrar dinheiro em malversações.
Quem paga é o Paulista.
Algum descerebrado alavancou esta proposta. O pior é a gestão municipal acreditar e levar adiante. Vai ver para quem vai esta grana…
Boulos, jamais!
PT, nem pensar!
Mas também não voto nesse vice-prefeito!
O nome era o Salles. Se não vai, então vamos ver se aparece um Rodrigo Garcia de última hora….