A primavera começou neste domingo, 22. Tradicionalmente, a estação marca a transição do período seco para o úmido, o que traz maior probabilidade de onda de calor e tempestades severas — principalmente no Centro-Sul do Brasil.
A previsão do tempo elaborada pelo site Meteored alerta para altas temperaturas no Brasil, incluindo as regiões Sul e Sudeste. O calor se intensificará no fim desta semana, em virtude da formação e do avanço lento de uma frente fria pela Região Sul.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
As temperaturas já estão altas no Brasil Central e no Centro-Norte do país há semanas. Nos próximos dias, o ar quente se intensificará e se espalhará pelo Centro-Sul. Esse processo começou ontem, com máximas de cerca de 30°C em várias áreas do Sul e leste do Sudeste.
Nesta segunda-feira, 23, uma frente fria começa a se formar na metade sul do Rio Grande do Sul, o que favorece o transporte do ar quente para o centro-sul do Estado e o acúmulo de calor na Região Sul.
As regiões afetadas pela onda de calor
As máximas atingem 30°C na região central e na Serra do Rio Grande do Sul; 31ºC a 32°C no norte e noroeste do Estado e 27 a 28°C na Região Metropolitana de Porto Alegre. No restante do Estado, as temperaturas ficam em torno de 25°C.
Em Santa Catarina e no Paraná, o calor é mais intenso no oeste dos Estados, com máximas de 32ºC a 33°C em Santa Catarina e até 36°C no oeste e no noroeste do Paraná. Em Florianópolis, a sensação é mais amena, com temperaturas de até 24°C. Em Curitiba, as máximas chegam a 29ºC e 30°C.
No Sudeste e no Centro-Oeste, as temperaturas são ainda mais elevadas. No oeste e noroeste de São Paulo, por exemplo, as máximas podem chegar a 40°C, enquanto na porção central e norte do Estado, além do Triângulo Mineiro, os termômetros registram entre 36ºC e 38°C.
(Clique nas imagens para visualizá-las em tamanho real.)
Nas demais áreas do Sudeste, as temperaturas variam entre 30ºC e 33°C, exceto no litoral de São Paulo, onde as máximas ficam entre 22ºC e 24°C. Em São Paulo, as máximas podem chegar a 32°C; no Rio de Janeiro, variam de 29ºC a 33°C; em Belo Horizonte, em torno de 30°C; e, em Vitória, até 28°C.
No Centro-Oeste, as máximas atingem 43°C em Cuiabá, 37°C em Campo Grande, 34°C em Brasília e 38°C em Goiânia. Na Região Norte e no interior do Nordeste, as temperaturas máximas variam de 36ºC a 40°C.
Na terça-feira 24, a formação da frente fria continua na metade sul do Rio Grande do Sul, de maneira a manter a massa de ar quente atuando em boa parte do Brasil. As temperaturas aumentam entre 0,5ºC e 1°C no Centro-Oeste, no Sudeste e no Sul, comparado com a segunda-feira.
Confira a previsão do tempo para esta semana
Na quarta-feira 25, as temperaturas permanecem elevadas, com sensação de abafamento mais intensa na Região Sul — principalmente entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Não há aumento significativo de temperatura, em relação ao dia anterior.
Ao fim da semana, a frente fria avança e reduz as temperaturas em boa parte do centro-sul e oeste do Centro-Oeste. Na quinta-feira 26, as temperaturas caem no Rio Grande do Sul, mas a onda de calor persiste no Paraná e no norte de Santa Catarina, além do Sudeste e boa parte do Centro-Oeste. Pancadas de chuva isoladas e ventos frios do sul afetam o oeste de Mato Grosso do Sul.
Na sexta-feira 27, as temperaturas caem em grande parte do centro-sul, com sensação de frio no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e sul e leste do Paraná. A sensação mais amena atinge o centro e leste de São Paulo e o Rio de Janeiro. A onda de calor continua, mas de forma mais amena em Mato Grosso do Sul e no oeste e norte de São Paulo.
Leia mais: “Nova frente fria vai trazer chuvas e queda de até 10°C de temperatura”