O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, no último domingo, 7, a previsão do tempo para os próximos três meses.
Segundo o órgão, a Região Norte do país terá chuvas próximas ou abaixo da média. Apenas no extremo norte de Roraima, no Amapá e no noroeste do Amazonas, a previsão é de chuvas intensas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Já a temperatura do ar deverá prevalecer acima do normal em toda a região. Além disso, há possibilidade de temperaturas mais quentes no sul da Amazônia, por causa da redução das chuvas.
Previsão do tempo para a Região Nordeste
No Nordeste, a previsão do tempo mostra que haverá chuvas próximas da média no interior da região. Cabe ressaltar que este é o período do ano em que o lugar se encontra em seu período seco.
Para o restante da região, o Inmet afirma que haverá chuvas abaixo do normal. O órgão ainda ressalta que pode haver chuvas intensas no litoral, em virtude do ar quente que está sob o Oceano Atlântico.
Quanto ao calor, deve ser acima da média histórica em todo o seu território, principalmente no interior da região. Isso ocorre em virtude da redução das chuvas nos próximos meses.
Previsão do tempo na Região Centro-Oeste
O Inmet afirma que há tendência de chuvas abaixo da média em toda a região Centro Oeste, com diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses.
Além disso, as previsões mostram que as temperaturas devem estar acima da média nos próximos três meses. Isso se dá em virtude da permanência de massas de ar seco e quente sobre a região.
Leia também: “Por que neva em Santa Catarina? Especialista explica”
Contudo, as manhãs e noites vão ter temperaturas amenas durante o inverno. Com a redução das chuvas e a elevação das temperaturas nos próximos meses, a previsão é de redução dos níveis de água no solo. Isso pode prejudicar as lavouras de milho.
Região Sudeste
A previsão para o trimestre na Região Sudeste mostra que haverá poucas chuvas. Já as temperaturas do ar tendem a permanecer acima da média histórica em grande parte da região — principalmente em áreas do oeste de Minas Gerais e São Paulo.
Região Sul
A Região Sul do país, por sua vez, vai ter chuvas acima da média histórica, principalmente no extremo norte do Paraná. No centro-sul do Rio Grande do Sul, as temperaturas vão estar próximas da média.
Nos lugares mais altos da Região Sul haverá queda na temperatura, em virtude da entrada de massas de ar polar. Por esse motivo, haverá possibilidade de geadas.