O presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontrou na quinta-feira 9 com Joe Biden, dos Estados Unidos, durante a reunião bilateral na Cúpula das Américas, em Los Angeles. Ambos conversaram sobre diferentes temas das agendas econômica e ambiental e a respeito do fortalecimento da democracia na América Latina.
Na conversa, o chefe do Executivo brasileiro disse que sente a soberania do Brasil ameaçada na Amazônia e que o país sabe preservar a floresta.
“Muitas vezes nos sentimos ameaçados em nossa soberania nessa região, mas o fato é que o Brasil preserva muito bem o seu território. Mais de 85% da Amazônia brasileira é preservada. Nossa legislação ambiental é muito estrita”, afirmou, no trecho do encontro aberto à imprensa.
O meio ambiente é um tema de interesse do governo Biden e a menção a ele estava prevista por representantes dos dois lados do encontro.
Bolsonaro disse ainda que o Brasil “alimenta 1 bilhão de pessoas no mundo com agricultura de alto nível” e que a Amazônia tem “riquezas incalculáveis e biodiversidade, riquezas minerais e água potável”. Também declarou que o país pode se tornar o maior exportador de energia limpa do mundo.
As eleições de 2022 também foram comentadas pelo presidente brasileiro.
“Queremos eleições livres, confiáveis e auditáveis para que não sobre nenhuma dúvida após o pleito. E tenho certeza de que será realizado nesse espírito democrático. Cheguei pela democracia e tenho certeza de que quando deixar o governo também será de forma democrática.”
Bolsonaro se disse “maravilhado” depois de encontro
Após a reunião reservada com Biden, que durou cerca de 30 minutos, Bolsonaro se disse “maravilhado” com o presidente norte-americano e disse que “com toda a certeza” novos encontros ocorrerão.
“Foi excepcional, estou muito feliz. Posso dizer que estou maravilhado com ele. Não estou errando em falar dessa maneira. Ficamos quase meia hora conversando reservadamente”, disse o presidente à CNN.
Bolsonaro disse que Biden “concorda” com o governo brasileiro no que diz respeito à Amazônia, destacando o papel do Brasil na preservação ambiental.
“Falamos abertamente sobre a Amazônia, depois reservadamente, ele concorda conosco. Ela é muito grande. O Brasil é um exemplo para a preservação ambiental do mundo todo. Temos pela frente a questão de energia limpa, como a eólica.”
Desde quando a funai ( do Brasil) pode impedir que um Presidente da República do Brasil, empregue ou utilize a expressão “ povos indígenas??”
Nós, o povo , também não podemos? Vão todos vcs ao pasto!!!
DIPLOMACIA PERMITE EMBATES DE IDEIAS E CONVICÇÕES…TAMBEM PERMITE CONVENCIMENTO E ADESÕES A NOVAS IDEIAS
É no mínimo reconfortante ver um Presidente brasileiro que vai ao exterior e DEFENDE o país das fake news propagadas pelas extrema-esquerdas mundiais. Se fosse o 9 Fingers, estaria pedindo perdão e entregando nosso ouro a esses bandidos internacionais só para sair na foto como “progressista”. Só agora com Bolsonaro os números corretos de preservação são repetidos para quem quiser ouvir, bem como cada provocação dos di Caprios da vida não fica sem resposta à altura. Parabéns ao Presidente. Acrescento ainda o acerto das falas de Ricardo Salles que foi o ÚNICO até agora que apontou que o maior problema ambiental do país acontece nas cidades (lixões, falta de saneamento, etc) e não no campo: fosse o PT, o agro ainda estaria sob ataque ininterrupto e as ongs ainda estariam recebendo bilhões DE NOSSO DINHEIRO para nos manter na escravidão.
Belo e pertinente comentário, parabéns,meu caro.
Enquanto uns vão pedir perdão de seus vários PECADOS ao Papa, outros TRABALHAM DURO pelo bem do nosso BRASIL.
Perfeito.
Fechado com Bolsonaro em 2022 e com ser sucessor até 2034.
MARAVILHADO? Bolsonaro tem um bom coração mesmo.
Biden não é CONFIÁVEL, Bolso!! Ele não passa de uma FRAUDE ELEITORAL e de um líder FRACO.
Espero que sejam apenas falas DIPLOMÁTICAS.
Nem eles e nem os brasileiros conhecem a Amazonia não tem idéia do que é esse imenso territorio com uma área incalculável ainda virgem sem presença do homem.Acorda Brasil !! o nosso problema não é a Amazônia e sim a política da corrupção,do ladrão de nove dedos,do semi presidencialismo do stf,do forum da onu em 2030 querem tirar o nosso focu disso,não se dexem enganar com prisão de Deputado em pleno mandato,cassaçao de Deputado eleito,prisão de jornalista etc..Hoje quem está governando o país é o stf,imagine se o nosso presidente não for reeleito? O golpe já está dado só falta roubar nas urnas para fechar.
Tenho fé em Deus que este propósito da FRAUDE não se concretizará.
Deus, Pátria, Família, Liberdade.
Baseado em nada, meu feeling é de que JB levou a melhor. Vamos ver os jornais estrangeiros.
Frances Martel diz: Biden ignorou a pressão da esquerda e deixou JB à vontade. …..eu: arregou.
Não,camarada, não arregou, apenas percebe a importância brasileira principalmente na segurança alimentar.Os norte-americanos Já estão plantando em área consideradas ambientais.
Eles possuem um território maior,sim, porém em terras agricultáveis , não.
Sem medo de errar,nosso país tem a maior área agricultáveis do mundo,dentre outros recursos naturais em abundância.
Só falta gente decente para administrar,essa é a verdade.
Bolsonaro deve ouvido os assessores e preferiu contemporizar ao dar essas declarações para não criar mais polêmica.
Também não penso que se deva acreditar nesse Biden. O cara mal existe, e como virou presidente, e de quem foi vice e todos os escândalos?
Bolsonaro não deveria ficar falando sobre as riquezas da Amazônia, eles sabem, aliás, é o que eles querem. Meio ambiente é conversa pra boi dormir.
Oras, não era o Biden o homem que queria punir o Brasil e apenas Trump seria um bom presidente americano para nós? Que bom ter essa “impressão” sido errada, apressada.
PS: fui irônico aqui.