De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de março trará chuva abaixo da média para diversas regiões do Brasil. O clima no fim do verão será marcado por um volume de precipitações abaixo do esperado nas Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Mas a ausência de chuva será mais pontual no Sudeste.
Já em áreas do Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, a previsão do tempo indica volumes de chuva dentro ou ligeiramente acima da média para esta época do ano.
Na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) foi registrado um aumento na umidade do solo devido ao retorno da chuva mais regular nos meses de janeiro e fevereiro. Isso deve beneficiar a agricultura local — especialmente a primeira safra do ano.
Clima em março deve afetar a produção agrícola no Brasil
Porém, o mês de março trará chuvas abaixo da média em parte do Matopiba, o que deve afetar negativamente o desenvolvimento de parte das lavouras na primeira safra. Nas regiões que receberão menos chuva o ritmo de plantio do milho pode ser reduzido na segunda safra. O mesmo cenário está previsto para grande parte da Região Centro-Oeste.
Já para as Regiões Sul e Sudeste do Brasil, os meteorologistas preveem volumes de chuva acima da média para março. O que indica que há a tendência de os níveis de água no solo se manterem elevados, beneficiando a agricultura local na primeira safra.
Porém, no Rio Grande do Sul e na faixa oeste do Paraná e de Santa Catarina, há risco de restrição hídrica nas lavouras, onde a previsão indica pouca chuva.
+Leia mais notícias do Brasil em Oeste.
Já as temperaturas devem ficar acima da média em março em praticamente todo o Brasil. Isso porque há o indicativo de valores acima de 25ºC. No entanto, em áreas de Roraima, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul e São Paulo, a temperatura média em março pode chegar a 29ºC. Nas demais regiões, a temperatura deve ficar nos limites da média.
Não entendi. Primeiro falam que a ausência de chuva será mais pontual no Sudeste. Mas embaixo, é dito que chuvas no sudeste são previstas acima da média pelos meteorologistas. E daí, como fica?
O clima será péssimo.
Vão acusar o Bolsonaro de ter importunado o clima?