O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para junho, nesta quinta-feira, 23. O órgão revelou que o mês deve registrar chuvas acima da média em algumas regiões do Brasil e temperaturas maiores que o comum para o inverno em todo o país.
As chuvas acima da média devem atingir o norte da Região Norte, o leste do Nordeste e áreas específicas do Maranhão, do Piauí e do Ceará, por causa do aquecimento do Atlântico Tropical.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
No Centro-Oeste, no Sudeste, no interior do Nordeste e no oeste do Sul, as chuvas devem ficar próximas ou abaixo da média. Há tendência de redução de chuvas na parte central do país.
O Inmet também divulgou os possíveis impactos do clima de junho na safra de grãos 2023/24. A previsão do tempo indica chuvas acima da média no norte e no leste do Nordeste, o que beneficiará a semeadura e o desenvolvimento do milho e do feijão na terceira safra.
Leia também:
Em áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (região conhecida como Matopiba), a previsão é de chuvas abaixo da média. A menor precipitação pode reduzir a umidade do solo, especialmente no Piauí e na Bahia, que prejudica a produção de milho na segunda safra.
No sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, em parte do Paraná e oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, também são previstas chuvas abaixo da média, o que pode reduzir a umidade do solo.
Previsão do tempo indica temperaturas acima da média
Quanto às temperaturas, a previsão do tempo mostra que elas estarão acima da média em todo o país, principalmente na região central, por causa da redução das chuvas. “Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar 26ºC”, informou o Inmet.
No Centro-Oeste e no norte do Sudeste, as temperaturas devem variar entre 20ºC e 24ºC. Na Região Sul, são previstos valores menores, inferiores a 20ºC. Em áreas de maior altitude do Sul e do Sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 14ºC.
“Não se descarta a ocorrência de geadas em algumas localidades, especialmente aquelas de maior altitude”, comunicou o Inmet. “A ação ocorre por causa da entrada de massas de ar frio que podem provocar declínio de temperatura, o que é muito comum nesta época do ano.”
Sou idoso e desde que me entendo por gente, na minha região, de início de maio ao final de setembro não chove e há um certo frio, agora vem esse previsor dizer que haverá chuvas abaixo da média em junho.