O clima deve ser chuvoso na maior parte das capitais brasileiras durante este sábado, 16. A Região Sudeste será a mais seca do país. A previsão do tempo foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O período matutino começa com chuva em todos os Estados e capitais da Região Norte. Também chove no Tocantins, norte de Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul. Na Região Nordeste, a chuva atinge o Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, além do litoral e das capitas da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas. No litoral sul da Bahia também chove.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Na manhã, o clima será seco em todos os Estados do Sudeste e em Santa Catarina, no Paraná, em Mato Grosso do Sul e em boa parte da Bahia. Não há precipitação nas seguintes capitais:
- Florianópolis;
- São Paulo;
- Curitiba;
- Campo Grande;
- Cuiabá;
- Minas Gerais;
- Rio de Janeiro;
- Vitória;
- Salvador; e
- Aracaju.
Clima durante a tarde
Durante a tarde, a chuva deve se espalhar pelo Centro-Oeste, Sul e parte oeste do Sudeste. Já no Norte, o tempo abre em Roraima e no noroeste do Pará. Dentre as capitais, não chove apenas em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Aracaju e Boa Vista.
Leia também: “Fim de semana vai ser de ‘forte calor’ em São Paulo”
As capitais que mais irão registrar chuva durante o período vespertino são: Porto Alegre, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Porto Velho, Rio Branco e Palmas. Nas demais metrópoles haverá pancadas de chuva isoladas.
Previsão do tempo para a noite
No período noturno, o tempo volta a abrir em boa parte do Centro-Oeste, especialmente em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. O Sudeste segue com clima seco, assim como Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Roraima. Não deve chover nas capitais desses Estados, exceto em Salvador.
Haverá pancadas de chuva durante a noite em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Fortaleza, Teresina, Goiânia, Brasília, Macapá, Manaus, Palmas e Rio Branco.
A noite será de chuva com trovoadas em São Luís, Belém e Porto Velho.
Leia também: “Frente fria e tempestades vão afetar a Região Sul nos próximos dias; veja a previsão”