Enquanto Donald Trump aponta o dedo para o Instituto de Virologia de Wuhan, na China, até mesmo cientistas do próprio governo americano negam que pandemia já tenha local de nascimento conhecido
![](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2020/05/1280px-Wuhan_Botanical_Garden.jpg)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insiste que viu evidências de que o coronavírus vazou do Instituto de Virologia de Wuhan, na cidade onde o surto começou em janeiro.
Mas suas afirmações colidem com a mensagem das comunidades científicas e de inteligência de seu país, bem como de alguns especialistas em saúde que lideram a luta contra o coronavírus por lá.
O Ministério das Relações Exteriores da China não respondeu às alegações, mas Pequim chegou a indicar que a fonte do vírus era um mercado da cidade, onde animais selvagens eram vendidos como iguarias. Também permitiu que diplomatas apoiassem outras teorias que não têm evidências – como uma que afirma que a CIA plantou o vírus em Wuhan no ano passado.
A mídia estatal chinesa também reagiu, acusando Mike Pompeo, secretário de Estado americano, que apoiou publicamente as alegações de Trump, de “espalhar um vírus político”. O Global Times, tabloide nacionalista, pediu às autoridades americanas que revelem suas evidências ou parem de fazer acusações sem sentido.
O Instituto Wuhan de Virologia foi criado em 1956 como um laboratório de microbiologia, um dos primeiros do gênero no país após a tomada comunista da China, sete anos antes.
É uma instalação de biossegurança nível 4, o nível mais alto de segurança do país. Sabe-se que os cientistas de lá criaram versões híbridas de um coronavírus de morcego que poderia infectar células humanas.
A revista científica Nature publicou um artigo em 2015 que levantava questões sobre o risco associado a essa pesquisa. Isso contribuiu para as teorias de que o vírus poderia ter se originado como um vazamento do laboratório.
Simon Wain-Hobson, virologista do Instituto Pasteur em Paris, observou em artigo que o novo vírus “cresce notavelmente bem” nas células humanas e que “se o vírus escapou, ninguém poderia prever a trajetória”.
No entanto, a revista adicionou uma nota ao relatório em março deste ano, afirmando: “Estamos cientes de que esta história está sendo usada como base para teorias não verificadas de que o coronavírus que causou a covid-19 foi projetado. Não há evidências de que isso seja verdade; os cientistas acreditam que um animal é a fonte mais provável do coronavírus “.
Em meio a isso tudo está Shi Zhengli , uma cientista de 55 anos, que estava tentando deixar uma marca na virologia ligada ao morcego, área à qual dedicou sua vida.
Durante anos, Shi coletou cepas de coronavírus de morcegos. Em 2004, ela identificou um reservatório para essas doenças em cavernas de morcegos na província de Yunnan, no sul da China, e esteve na vanguarda das pesquisas sobre como vírus como SARS podem ter chegado nos seres humanos.
O surto de coronavírus na cidade onde ela mora e trabalha rapidamente a colocou nos holofotes. Desde então, ela enfatizou como não acreditava que o vírus se originou em seu laboratório. No entanto, rumores online na semana passada sugeriram que ela havia “desertado” da China e levado documentos confidenciais para Paris para revelar a origem do surto.
Ela postou fotos suas na China e rejeitou as alegações de que deixou o país.
Até mesmo Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA, que apareceu ao lado de Trump em muitas entrevistas à imprensa durante a crise, disse à revista National Geographic de que não há nenhuma forte evidência de que o coronavírus tenha sido criado ou manipulado deliberadamente.
A comunidade de inteligência dos EUA também descartou qualquer possibilidade de o vírus ter sido produzido pelo homem, dizendo que concorda com o consenso científico. Mas continua investigando se o surto foi resultado de um acidente em um laboratório de Wuhan ou de contato humano com animais infectados.
Edward Holmes, um virologista australiano que ajudou a mapear e compartilhar a sequência genética do vírus, disse que “não há evidências” de que o Sars-Cov-2, o vírus que causa a covid-19 em humanos, tenha se originado em um laboratório de Wuhan.
O cientista afirma que o parente mais próximo conhecido de Sars-Cov-2 era um vírus de morcego chamado RaTG13, que de fato era mantido no Instituto de Virologia Wuhan. Mas acrescentou que o vírus morcego, que tinha uma amostra na província de Yunnan, apresentava um nível de divergência na sequência do genoma do coronavírus equivalente a pelo menos 20 a 50 anos de mudança evolutiva. Portanto, ele não acredita que tenha sido responsável pela covid-19.
Holmes, que em 2014 visitou o mercado de animais vivos de Wuhan que as autoridades chinesas disseram ser a fonte da doença, argumenta que a origem mais provável do vírus é que ele partiu da vida selvagem para novos hospedeiros. Em um artigo de abril escrito em conjunto com um colega de Xangai, disse que o surgimento e a rápida disseminação da covid-19 significavam “uma tempestade epidemiológica perfeita”.
“A maneira como os humanos vivem hoje é perfeita para a ocorrência de pandemias”, concluiu ele.
Sorry, mas teria sido mais adequado especificar que o laboratorio de Wuhan foi concebido e elevado a nivel P4 em 2004 ,fundamentalmente com a ajuda dos franceses. Eles financiaram o projeto e a S.ra Shi Zheng Li ( hoje mais conhecida como Batwoman) que foi capacitada – assim como todos os tecnicos chineses que se insediariam em Wuhan – em Lion , chez o laboratorio Jean Merieaux , chegando a dar sua tese de graduação em Montpellier. Em 2016 ela recebeu la LEGION D´HONNEUR (!!!) junto com Yuan Zhining ,chefe de todos os laboratorios chineses ! Como cortesia – na inauguração em 2017 – os Franceses foram ¨desconvidados¨ não podendo mais ,oficialmente, retornar a colocar um pe´la dentro. Wain Hobson e Edward Holmes so podem enunciar suposições. Fauci faz 40 anos que ¨ acompanha ¨ os presidentes dos Usa e desfruta ¨pro domo sua¨ o fato de grande conhecedor de virus e sobretudo de poder !. Ele conhece todos os segredos de Wuhan e todo mundo sabe disso , ergo, Trump tenha razão de apontar o dedo! Et adieu a tous les amis !
Governador de Nova Iorque chocado https://blogdocoxa.com/governador-de-nova-iorque-chocado/