A Anvisa recebeu nesta segunda-feira, 31, o primeiro pedido de registro de autoteste para detecção da covid-19. A empresa brasileira Okay Technology quer a liberação de um teste importado que utiliza coleta de swab nasal.
Na sexta-feira 28, agência reguladora autorizou a venda de autotestes de covid no Brasil, mas definido que cada empresa precisará solicitar o registro junto à Anvisa para, de fato, poder comercializar o produto.
Relacionadas
A vigilância sanitária tem até 30 dias para emitir o seu parecer, mas ressaltou que tem dado prioridade à análise dessas solicitações para que sejam aprovadas no menor tempo possível.
“Além dos aspectos de eficácia e segurança, os autotestes serão avaliados, por exemplo, quanto à regularidade da documentação técnica, acessibilidade das instruções de uso, armazenagem e descarte do produto para o usuário leigo, de forma a viabilizar a utilização de forma adequada”, explicou a agência, em nota.
O uso de autoteste contribuirá para ampliar a testagem de indivíduos sintomáticos, assintomáticos e seus possíveis contatos. A ideia é que a nova opção ajude no isolamento precoce de contaminados.
Se o resultado der positivo, a pessoa deve procurar uma unidade de atendimento de saúde ou teleatendimento para que o diagnóstico seja ou não confirmado.
Caso seja constada a infecção, o profissional da saúde deve notificar o caso às autoridades para que seja contabilizado e dar orientações pertinentes à pessoa.
Testes recolhidos
Mais cedo, a Anvisa determinou o recolhimento do “Teste Covid meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva”, um teste rápido que ainda não tem registro no Brasil.
A medida foi aplicada em desfavor da Drogaria São Paulo, Drogarias Pacheco e Raia Drogasil, que tinham o produto em estoque.
“O referido produto não está regularizado na Anvisa, de forma que não pode ser vendido em farmácias e drogarias”, afirmou a agência.
Falta escorregar algum para ANVISA. As empresas tem que conversar com a Sinovac para saberem o caminho das pedras. Saber se quem manda na ANVISA é Barra Torres ou “outro”.
É uma festa ou festival? Em um momento de fim de pandemia e a conversão para Endemia aparece a palhaçada toda…