A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para uma frente fria que deve atingir o litoral paulistano até esta terça-feira, 30. A condição climática vem acompanhada de ventos de até 75 km/h.
De acordo com William Minhoto, meteorologista da Defesa Civil Estadual, essa condição surge da passagem de uma frente fria que vem da Região Sul do Brasil.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A frente fria tende a provocar uma queda nas temperaturas e trazer chuvas. Na Baixada Santista, espera-se que os termômetros sofram influência dessa frente fria até a data indicada pela Defesa Civil.
Leia mais: “Onda de frio intenso derruba temperaturas até no Nordeste; confira a previsão do tempo”
Conforme o fenômeno meteorológico se afastar, as temperaturas na região devem voltar a subir gradualmente.
Frente fria na Baixada Santista
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômeros, nesta terça-feira, não vão marcar mais do que 18°C. O órgão ainda prevê chuvas para a manhã e a tarde, além de temperatura mínima de 13°C.
Leia também: “Nova onda de frio derruba temperaturas em SP e no Sul do Brasil na próxima semana”
Durante o período de alerta, a Defesa Civil recomenda evitar atividades no mar e na orla das praias, além de esportes aquáticos, como surfe, windsurf e kitesurf. É importante ter cuidado com embarcações e evitar ficar em alto mar.
Frio derruba temperatura no Sul e no Sudeste do Brasil
O fim de julho trará queda acentuada de temperatura no sul e no sudeste do país. Esse cenário ocorre em meio a um período de calor acima da média na segunda quinzena de julho, depois de um início de mês atipicamente frio. As informações são do site de Metsul Meteorologia.
De acordo com as previsões meteorológicas, a massa de ar frio virá da Argentina e do Uruguai. O fenômeno avança sobre os três Estados do sul e, posteriormente, atinge o sudeste.
A trajetória marítima dessa frente fria é diferente das anteriores, que seguiram pelo interior do continente.
No Rio de Janeiro, a queda de temperatura será perceptível durante esta terça-feira, com máximas mais baixas em 30 e 31 de julho, além de ventos moderados com rajadas e chuva.