Em apenas 78 dias, desde o início de 2024, o Brasil atingiu um recorde histórico de dengue, com 1.889.206 casos prováveis da doença até os registros desta segunda-feira, 18. Os números são do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, pasta comandada pela socióloga e ex-presidente da Fiocruz, Nisia Trindade.
De acordo com a plataforma que organiza os dados da doença no país, sob governo do petista Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil já totaliza 561 mortos pela dengue; esse número equivale a 51,2% do total de óbitos registrados em todo o ano de 2023, que foi de 1.094.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Outras 1.020 mortes ainda estão sendo investigadas pelo Ministério da Saúde.
O coeficiente de incidência de dengue no Brasil é de 930,4 casos por 100 mil habitantes.
Recorde atual supera marca histórica durante governo Dilma, o maior até então
Em quase três meses, a situação atual é 11,8% maior do que o drama da dengue enfrentado pela população brasileira em 2015.
Naquele ano, o Brasil teve o maior número de casos até então, 1.688.688. Era governo da petista Dilma Rousseff e houve troca de ministros na pasta da Saúde: Arthur Chioro deixou o cargo em outubro; Marcelo Castro assumiu em meio à crise.
Leia também: “Governo Lula tenta minimizar impactos da dengue com dados distorcidos, diz jornal”
Situação epidêmica e de emergência; saiba como estão os Estados
Das 27 unidades federativas, 14 estão em situação epidêmica, são elas: Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Acre, Bahia, Amapá, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Nove Estados já decretaram estado de emergência na saúde em decorrência da dengue, são eles: São Paulo, Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amapá, além do Distrito Federal.
Segundo dados divulgados pela Prefeitura de São Paulo, a maior cidade do país, até a quarta-feira 13, foram registrados 49.721 casos confirmados de dengue. Esse número ultrapassa a marca de 414,1 casos por 100 mil habitantes.
Ah … se fosse no governo Bolsonaro, o mundo já teria sido explodido.
Mas agora é a ciência que domina …..
Isto, na prática, mostra o quão despreparados são e sempre foram os idiotas militontos da esquerdalha desonesta, quando estão na administração da coisa pública.
Eles próprios dão, diariamente, munição à oposição para criticar a péssima, desastrosa, funesta e infeliz administração que adotam.
Mas, para não passar em branco, vamos apesar citar …. FALTAM VACINAS para tudo o que está ocorrendo.
Faltam verbas ? NÃO. Falta na verdade é competência mesmo.
Pobre e podre Brasil.
Aí seus bobocas que fizeram o “L”…Quem está deixando o povo sofrer e morrer de doença??? O que esse ladrão,safado, sem vergonha, mentiroso, lunatico, comunista está fazerndo??????
Que morram de dengue seus palhaços!! Voces são burros mas quem tem que carregar a carga somos nós????
Lula, genocida!!!! Está deixando o povo morrer de dengue sem qualquer assistencia! Onde estão as vacinas??? Por que o governo está escondendo as vacinas que tanto alardeou?????
É a dengue do amor, da displicência da paz proveniente dessa mídia marrom vendida… viva esse des-governo preocupado com o seu umbigo e os índices de popularidade do descondenado…. e o povo que se lasque todo.
Verdadeiros genocidas.
O governo do Luladrão somente entende de dois assuntos Primeiro: São os artistas do engodo sabem como aplicar golpes veja este último dos precatórios valor 98 Bilhões. Segundo: Aperfeiçoaram o roubo de eleições e se sentem invencíveis como o Putin.
Para os petralhas se o povo esta morrendo de Dengue ou qualquer outra doença, não faz diferença o povo se tornou impertinente e irrelevante.
E daí? São mortes do amor…. canalhada
A incompetente Nisia Trindade . Cadê STF pedindo que se pronuncie ?
A mídia militante não faz estardalhaço? Todos vendidos apoiando o desgoverno petista. Não é à toa que a popularidade do Luladrão derrete.
E agora, cadê as vacinas? Quais as medidas preventivas tomadas pelo governo? Será que também é genocida?
Pode chamar música ou genocida
Retrato da ineficiência, da ladroagem, da falsidade, da feiúra e dos Petistas….cinisno e pouca vergonha a gente vê aqui! Vote para conseguir esmola e verás um filho teu morto pela mesma mão que te dá esmolas!
E agora temos mais um genocida no Brasil ou não? Onde estão os ministros do STF que gostavam de dar ordens ao Bolsonaro sobre vacinas, não vão dar 24 horas pra esse descondenado comprar vacina da dengue pra população?
Perfeito!