Segundo o Ministério da Saúde, o número de prováveis casos de dengue no Brasil em 2024 chegou a pouco mais de 405 mil. A última atualização é da sexta-feira 9. Em relação às vítimas da doença, o número chegou a pouco mais de 60, enquanto outras 279 mortes suspeitas são investigadas.
Nacionalmente, a média de casos de dengue é 201 casos a cada 100 mil habitantes. No entanto, em alguns Estados, o número é maior. O Distrito Federal registra mais de 1,7 mil casos a cada 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás.
+ Número de mortes por dengue no Brasil sobe para 54
Minas Gerais lidera em número absoluto, com mais de 140 mil casos registrados de dengue, sendo seguida por São Paulo, Distrito Federal e Paraná.
Já entre os Estados que possuem menos casos registrados estão Piauí e Paraíba. As mulheres são as mais afetadas, com 55% dos registros totais, se comparadas aos 45% dos homens.
+ Diretor da OMS culpa aquecimento global por explosão de casos de dengue no Brasil
O número total de mortes neste ano não aumentou se comparado ao mesmo período do ano passado, quando a dengue foi a causa da morte de 61 pessoas.
Já o número de casos graves mais que triplicou. Nas cinco semanas deste ano, foram quase 4,6 mil casos, contra pouco mais de 1,3 registros, do mesmo período, em 2023.
+ Mesmo com epidemia, SUS ainda não definiu início da vacinação contra a dengue