O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou Adilson Sousa Santiago, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), por comparar o secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, ao ditador Adolf Hitler. A decisão prevê o pagamento de 23 dias-multa, somando o valor de R$ 1,08 mil, com base no salário mínimo de 2024 (R$ 1,4 mil).
A condenação ocorreu por crime de difamação em redes sociais. Santiago publicou, em junho do ano passado, uma imagem de Derrite com o bigode de Hitler e o apelidou de “DeHitler”.
Leia mais: “Presidente de conselho estadual vira réu por comparar secretário de Segurança de São Paulo a Hitler”
A postagem também destacou uma frase polêmica do secretário. “É vergonhoso para um policial não ter pelo menos três mortes no currículo”, disse. O ex-policial da Rota pediu desculpa pela declaração.
Juíza diz que comparar Derrite a Hitler é “abuso”
Na decisão, a juíza Suzana Jorge de Mattia Ihara afirmou que a associação a Hitler prejudicou a reputação de Derrite em âmbitos profissional e social. “A liberdade de expressão não é um direito absoluto e, em casos de abuso, cabe apuração de responsabilidade”, disse.
Ela ressaltou que Santiago, em sua função de presidente do Condepe, deveria criticar com objetividade e sem fazer associações jocosas a genocidas. Santiago informou que recorrerá da decisão por meio de seus advogados.
Derrite compartilhou trecho da decisão no seu perfil no Twitter/X.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Não me recordo bem mas era Condepe que teve um presidente ou diretor preso por fazer denuncias falsas de Abuso de Autoridade contra policiais. Ele recebi um valor mensal do PCC para realizar as denuncias.
Sem análise do mérito, este é o caminho correto a ser seguido em caso de abuso da liberdade de expressão! NUNCA a censura ou prisão preventiva por manifestações de opinião deve ser aplicada em um país tido como República Democrática!
acredito que muita gente esteja enfrentando problemas de cognição. afinal, esquecem o que foi o nazismo, o facismo, quem foi adolf hitler… banalizam tudo para atacar alguém sem ao menos usarem alguns neurônios antes para pensar. é muito triste.
Lênin ,Stalin ,trosk, Hitler,Mão tsung ,Pol pot ,Fidel ,The Guevara ,Sadam Hussein ,Omar Gadaff,Mussolini ,Idi Amin , você não pode comparar esses monstros com ninguém , esses caras são demônios.
Nojo absoluto desse tal de Santi4g0.
A esquerd4lh4 precisa calar a boca rapidinho porque o seu fim está muuuuito perto. A conta vai chegar pra esses calh0rd4s que r0ub4r4m o p0der.
Mexeu com o Derrite, mexeu com os brasileiros…!
Vamos mandar a noticia para o Trump, que também foi alvo dessa forma pelo Globo.
Correção, NUNCA
Brasil pelo avesso, a semântica núncio vai virar antônimo