O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), decidiu interromper as férias com a família em Orlando, nos Estados Unidos, para acompanhar os trabalhos da força-tarefa de resgate e auxílio às pessoas afetadas pelas chuvas no Estado, especialmente na zona norte da capital e na Região Metropolitana do Rio.
+ Leia as últimas notícias de Brasil no site da Revista Oeste.
Ao site Metrópoles, Castro disse nesta segunda-feira, 15, que tinha chegado aos EUA no sábado 13 e deveria permanecer alguns dias, mas decidiu voltar antes. “Antecipei o retorno, sim. Hoje pela manhã ainda estarei no Rio”, disse ao site.
De acordo com a Secretaria de Comunicação do RJ, o governador vai se reunir com o Comitê de Chuvas às 10h desta segunda-feira, 15. Fazem parte do órgão representantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
Mesmo no exterior, Cláudio Castro publicou informações sobre as chuvas em sua página no Twitter/X. Ele compartilhou um post do governo no qual informava que entre sábado 13 e domingo 14, os bombeiros atenderam a mais de 200 ocorrências.
Ao Metrópoles, Castro afirmou que, por telefone, coordenou as ações para reduzir os efeitos das chuvas. “Coordenei desde as primeiras horas. Liguei para todos os prefeitos. Mandei tanto maquinário quanto ajuda humanitária. Não faltou atendimento nenhum do Estado.”
11 pessoas morreram no RJ por causa da chuva; 2 estão desaparecidas
Até as 20h do domingo 14, a Defesa Civil do Rio de Janeiro tinha confirmado a morte de 11 pessoas em decorrência das chuvas no Estado. A última vítima identificada foi um homem de 59 anos, que sofreu choque elétrico no município de Duque de Caxias. Uma mulher de Belford Roxo e uma criança em São João de Meriti continuam desaparecidas.
Com o excesso de chuvas, o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) emitiu um alerta de risco muito alto e alto de deslizamento para 18 municípios.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), decretou emergência na cidade, e a capital permanece em alerta nível 4, o penúltimo de uma escala que vai até 5.