A atuação de um intenso ciclone extratropical em alto-mar, na altura da costa do Sul do Brasil, espalha diversas áreas de instabilidade sobre a Região nesta segunda-feira, 2. Além disso, a circulação dos ventos deve provocar chuva forte em parte do Sudeste e do Centro-Oeste.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de perigo para temporais em áreas do norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Também há previsão de chuva intensa na região central do Espírito Santo, inclusive na capital, Vitória, e em áreas de Minas Gerais, como o Vale do Rio Doce, a Grande Belo Horizonte e o Triângulo Mineiro.
As tempestades também se formam ao longo do dia em grande parte do Centro-Oeste, inclusive no norte de Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso e no centro-sul e oeste de Goiás, incluindo Goiânia.
Em todas essas localidades do Brasil, a chuva pode acumular até 100 milímetros (mm) ao longo do dia. Além disso, há potencial para granizo, raios e fortes rajadas de vento, que podem variar de 60 km/h a 100 km/h. Os temporais podem causar transtornos, que incluem alagamentos, deslizamentos de terra e interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Leia também: “Inmet divulga previsão do tempo para dezembro; confira”
Chuva isolada
Ainda de acordo com o Inmet, a previsão é de sol e calor para a maior parte do país nesta segunda-feira. No entanto, pancadas isoladas de chuva podem ocorrer a partir da tarde em algumas localidades, mas sem potencial para temporais — é o caso do Tocantins, Rondônia e do Distrito Federal.
Também chove de forma pontual em áreas do sul do Amazonas e do Pará, no extremo oeste da Bahia, na capital, Campo Grande (MS), e no noroeste dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo.