O diplomata brasileiro Daniel Machado da Fonseca morreu em decorrência de um ataque cardíaco neste domingo, 3. Ele cumpria ação na cidade de Kigali, capital de Ruanda.
Ele coordenava a força-tarefa de clima no G20 e se encontrava no país africano para participar da reunião do Green Climate Fund (GCF). Por causa da morte, as atividades do conselho para esta segunda-feira, 4, foram suspensas.
Segundo informações do jornal Valor Econômico, a reunião desta segunda-feira englobaria de 200 a 300 pessoas de forma virtual e foi toda montada pelo diplomata brasileiro. Fonseca serviu nas embaixadas brasileiras em Nairóbi, no Quênia; Roma, na Itália; e Nova Délhi, na Índia. Atualmente, era chefe da Divisão de Ação Climática do Itamaraty.
“Permitindo um dia de luto, as atividades do Conselho serão canceladas no dia 4 de março” disse o conselho, em nota. “A reunião oficial do Conselho do GCF será realizada no dia 5 de março, quando haverá uma cerimônia para homenagear a vida de Daniel, seu legado como defensor de comunidades vulneráveis ao clima e na promoção da ação climática global”
Nascido no Rio de Janeiro, Fonseca se formou em engenharia da computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Ele tinha mestrado em relações internacionais pela Universidade Federal Fluminense.
Ele tinha 45 anos e deixa a mulher, Roberta Maria Lima Ferreira, também diplomata, e a filha Letícia, de 7 anos.
Itamaraty lamenta morte de diplomata brasileiro
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores lamentou a morte de Fonseca. A pasta afirmou que a trajetória do diplomata no Itamaraty foi marcada por sua dedicação.
“Ele [Fonseca] contou sempre com o respeito e o carinho de todos seus colegas, no Brasil e no exterior”, afirmou o Itamaraty. “Expressamos aos amigos e à família do Conselheiro Daniel Machado da Fonseca, em especial à sua mulher, a primeira-secretária Roberta Maria Lima Ferreira, e à sua filha, as mais sentidas condolências.”
A nota foi assinada pelo ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, e pela secretária-geral das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha.
Leia mais notícias do Brasil em Oeste