O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), barrou a abertura de clubes e estandes de tiro na cidade. A autorização constava no Plano Diretor, que foi sancionado nesta quarta-feira, 17, e publicando no Diário Oficial do município. O vereador Vitor Hugo (MDB), autor da emenda, prometeu derrubar o veto na volta do recesso parlamentar, em fevereiro.
O trecho do Plano Diretor barrado por Paes permitia a abertura de clubes e estandes de tiro, mas com exceções. Não seria aprovado em áreas residenciais, de conservação ambiental ou em favelas. O texto também observava um distanciamento mínimo de unidades de ensino.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Na declaração publicada no Diário Oficial do Município, Paes afirmou que foram derrubadas partes da lei. Segundo o prefeito, alguns pontos “contrariam a legislação hierarquicamente superior”. Ele argumentou ainda que, em função disso, os textos “não poderão ter sucesso”.
Paes vetou outros 77 dispositivos aprovados pelos vereadores
Os clubes de tiro não foram os únicos trechos do Plano Diretor na mira de Paes. O prefeito também vetou outros 77 dispositivos aprovados pelos vereadores da capital fluminense.
Leia também: “Anielle Franco vai se filiar ao PT para ser vice de Eduardo Paes nas eleições do Rio”
A rejeição dos vetos de Paes requer a aprovação da maioria absoluta dos membros da Casa, ou seja, 26 votos. Caso isso ocorra, serão invalidados.
Saiba o que é um Plano Diretor
O Plano Diretor é um documento técnico legal que propõe estabelecer diretrizes, objetivos e normas para o desenvolvimento urbano e uso do solo de determinada área.
O documento é elaborado com base em estudos e diagnósticos da situação da cidade e define estratégias para o futuro, visando promover o desenvolvimento, a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente.
Acho que ele não sabe que bandidos e traficantes não treinam em Clubes de Tiros, treinam na população.
Temos aqui alguém pequeno, medíocre e corrupto, afeto aos shows, festas, barulhos e afagos, tão tradicionais de indivíduos de mesma espécie. Esperar o inverso é que seria surpresa.
Aliás, o fato ser eleito e reeleito no Rio de Janeiro, já atesta o que é e para o que está aí!
Para treinar marginais nas quadras de esporte das favelas ele não disse nada…
nao entendo como o carioca reelegeu essa cara
O carioca, infelizmente sou um deles, embora exceção, é deslumbrado, gosta realmente de praia, samba e diversão. Motivo porque tanta gente medíocre e corrupta consegue levá-lo no bico!