Eleitores dos municípios de Brusque (SC), São Simão (GO) e Tacaimbó (PE) voltam às urnas neste domingo, 3. Nas cidades catarinense e goiana, a eleição fora de época é para prefeito e vice-prefeito. Já o município pernambucano irá escolher novos vereadores. A votação nas três localidades, organizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), começou às 8 horas e segue até as 17 horas.
As eleições suplementares ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários (presidente da República, governador ou prefeito). No caso de eleições proporcionais (deputados e vereadores), também há a necessidade de realização de novo pleito, se essa nulidade alcançar mais da metade da votação.
Outra hipótese de novas eleições se dá quando a Justiça Eleitoral cassa o registro do candidato ou o mandato, independentemente do número de votos anulados. Se a perda do mandato se der por decisão da Justiça Comum, também é necessário nova eleição.
Em Brusque, quatro candidatos estão na disputa
Em abril, o TSE cassou, por cinco votos a dois, os mandatos dos então prefeito e vice-prefeito de Brusque, José Ari Vequi (MDB) e Gilmar Doerner (DC), por abuso de poder econômico durante a campanha de 2020.
+ Justiça deixa Luciano Hang inelegível — sem ele nunca ter disputado eleição
Vequi e Doerner foram considerados inelegíveis por oito anos, junto do empresário e dono das Lojas Havan, Luciano Hang, que nunca disputou um cargo público. Segundo o TSE, propagandas e publicações de Hang, usando da estrutura e dos funcionários da Havan, desequilibraram o pleito e prejudicaram os adversários.
Agora, os eleitores de Brusque vão escolher entre quatro candidatos e seus respectivos vices:
- André Vechi (DC) e André Batisti (PL);
- William Fernandes Molina (MDB) e Osvaldo Quirino de Souza (Pode);
- Paulo Eccel (PT) e Vanilda Mafra (PSDB);
- Alessandro Moreira Simas (PP) e Danilo Rezini (PSD).
São Simão tem eleição fora de época por cassação de vice
A eleição suplementar ocorre em São Simão porque o então vice-prefeito de São Simão, Fábio Capanema (PP), foi condenado por improbidade administrativa, dano ao erário e enriquecimento ilícito, o que tornou inelegível por oito anos. Pelo princípio da indivisibilidade da chapa, a impugnação da candidatura de Fábio também atingiu o prefeito, Francisco de Assis Peixoto (PSDB).
Em São Simão, estão na disputa:
- Wallisson José de Freitas (Pode) e Eliana Leonel Almeida (Pode);
- Jane Guimarães Vilarinho (PDT) e Daniel Martins da Silva (PT)
- Lucas Barbosa Vasconcelos (União) e Adriano Pimenta Marques (PTB)
Em Tacaimbó, PT e PSB fraudaram cota de gênero
Em Tacaimbó (PE), eleitores vão escolher nove vereadores entre 26 candidatos à Câmara Municipal. O novo pleito ocorre devido à cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) da chapa para vereadores do PSB e do PT por fraude à cota de gênero nas eleições de 2020.
+ Eleição fora de época ocorre em cinco cidades brasileiras
Cinco dos nove eleitos em 2020 tiveram seus mandatos cassados, resultando na anulação de mais da metade dos votos válidos. Neste caso, é necessário realizar uma eleição suplementar para todas as cadeiras disponíveis na Câmara Municipal, segundo a legislação eleitoral.