Declaração do bilionário norte-americano foi feita durante a conferência Satellite 2020
“Você não precisa da faculdade para aprender coisas, tudo está disponível basicamente de graça”, comentou Elon Musk, cofundador da Tesla, durante a conferência Satellite 2020. A empresa do bilionário norte-americano está junto da Apple, Google e Netflix no grupo de companhias que não incluem nos requisitos para vagas um diploma específico de ensino superior.
Segundo Musk, há algum valor no ensino superior: testar a capacidade das pessoas para se dedicar a tarefas difíceis, “especialmente a lição de casa chata”, disse ele.
O outro grande valor que o bilionário norte-americano destaca no aprendizado formal é o networking. “Eu acho que a universidade é para se divertir e para provar que você sabe executar suas tarefas”, conclui.
Leia também: “O empreendedor mais arrojado do mundo”
Moral da história: As faculdades servem para alguma coisa, principalmente as “faculdades mentais”…
A Universidade é hoje instituição desacreditada no Ocidente. Está tomada por um ensino superficial e doutrinário, especialmente nas Humanas. Se tivesse hoje 18 anos buscaria uma formação independente, e não cursos longos e na maior parte inúteis.
Estou muito inclinado em concordar com seu Elon, o almiscarado. O que se tem hoje disponível na internet, qualquer um indivíduo que tenha suas faculdades mentais funcionando normalmente, pode aprender qualquer coisa, inclusive sanar dúvidas em aulas “on line” ou “lives” que abordam os mais diversos assuntos.