Os venezuelanos formam o maior contingente de refugiados e solicitantes de refúgios no Brasil.
De 2016 a junho deste ano, foram realizados 64 mil pedidos de refúgio no país entre 121 nacionalidades. Do total, 78% (quase 50 mil) eram de venezuelanos. A segunda nacionalidade com mais requisições é a senegalesa, com 5% (3,2 mil pedidos). Os dados são do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), vinculado ao Ministério da Justiça.
Em 2015, o Brasil analisou somente 25 pedidos de refúgio de venezuelanos. Nos anos seguintes, embora as travessias pela fronteira já estivessem ocorrendo, as solicitações de refúgio começam a ser executadas, motivadas, essencialmente, pela violência e pelo colapso econômico do país vizinho.
Em 2019, o número saltou para pouco mais de 20 mil pedidos, representando 94% das solicitações de venezuelanos analisadas naquele ano.
A razão disso é a mudança da estratégia geopolítica entre os governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), que incentivou o Conare a reconhecer o status de “grave e generalizada violação de direitos humanos” cometida pelo ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.
Segundo o Ministério da Cidadania, quase 79 mil venezuelanos já foram interiorizados para 844 municípios de abril de 2018 a junho deste ano.
Em 2022, até junho, haviam sido interiorizadas 12,5 mil pessoas. Manaus é o município que mais recebeu venezuelanos (5,2 mil). Em seguida aparecem Curitiba (5,1 mil), São Paulo (4,2 mil), Dourados (3,3 mil) e Chapecó (2,8 mil).
Além dos mais de 6,6 mil empreendedores formais venezuelanos espalhados pelo país, há aproximadamente 60 mil empregados com carteira assinada. O número é celebrado inclusive pelo governo brasileiro, que desde 2018 executa junto com o Exército a Operação Acolhida. O propósito é aliviar o estresse na fronteira de Roraima, principal ponto de entrada de venezuelanos.
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
Esse fato não deve ser divulgado ao mundo?
Como fazer isso? Um dos maiores acolhimentos do mundo, evitando que esses milhares de pessoas morram de fome.
BRASZILZILZIL….. a cloaca do mundo!!
Até quando meu Deus?!
Vcs sabiam que esta escória votam aqui?!?!
NÃO né!!
Tem um faxineiro no meu prédio venezuelano,,,, sabem em que o FDP vai VOTAR?!?
no Capiroto!
NÃO TENHAM DÓ DESSAS PESSOAS GENTE!
Nem chileno, nem argentino, venezuelano, cubano, etc etc etc….latino é fod@ ….são muito lixos. Já temos os nossos aqui e ainda estamos “importando.”
E se o condenado voltar pro Planalto com o golpe que se aproxima, irão p onde…?