O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 teve o menor número de redações que atingiram a nota máxima em dez anos. Conforme informações divulgadas, nesta segunda-feira, 13, pelo Ministério da Educação, apenas 12 alunos conseguiram conquistar a pontuação mil na redação.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Antes, o menor número registrado tinha sido em 2022, quando 18 alunos tiveram a nota máxima, depois da pandemia. O Enem é uma das principais portas de entrada para universidades públicas no Brasil, especialmente nas federais. O exame é composto de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A aplicação da prova é dividida em dois domingos seguidos.
Os estudantes que alcançaram a nota máxima estão distribuídos entre diversos Estados brasileiros:
- Alagoas;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Maranhão;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Norte;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro; e
- Minas Gerais.
Apenas Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram mais de um aluno com redação nota mil, enquanto os demais Estados contaram com apenas um estudante cada um.
Alunos de escolas públicas têm menor desempenho no Enem
Entre as escolas públicas, apenas uma redação atingiu a nota máxima. A maioria dos alunos com notas altas pertence a instituições privadas. O tema proposto para a redação do exame foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
A média de proficiência das redações foi de 660 pontos, um aumento de 15 pontos em relação à edição de 2023.
Além dos resultados, a edição de 2024 do Enem registrou uma redução na taxa de abstenção. O número caiu de 28,1% em 2023 para 26,5%. Este dado leva em conta mais de 4,3 milhões de inscrições confirmadas para o exame, realizado em 3 e 10 de novembro.