A escola de samba Independentes de Boa Vista, do Espírito Santo, desfilou no último domingo, 23. Uma das alas do desfile homenageou explicitamente o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
“Isso é uma vergonha para o povo capixaba”, reagiu o deputado estadual Lucas Polese (PL-ES), em discurso no plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo nesta semana. Ele equiparou a homenagem ao MST a homenagens a facções como Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Polese também criticou o financiamento do desfile da Independentes de Boa Vista com dinheiro público. “Tenho certeza que um terço do nosso Estado, que vive do suor na terra, do cabo da enxada, sente desgosto de ver uma coisa dessa bancada com o nosso recurso.”
O deputado é conhecido por apoiar famílias da zona rural do Espírito Santo cujas terras estejam na mira do MST e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ele é um dos apoiadores da família Bettim, a qual citou durante seu discurso para reforçar repúdio à homenagem da escola de samba ao movimento.
A Independentes de Boa Vista, por sua vez, diz que a ala do desfile dedicada ao MST estava dentro do contexto do enredo maior, que homenageou o fotógrafo Sebastião Salgado. Ele passou três anos em assentamentos do movimento para um projeto de fotografia.
“A representação apresentada no desfile visou unicamente destacar esse aspecto importante da obra do fotógrafo, evidenciando a realidade de milhares de brasileiros e promovendo uma reflexão sobre o tema, sem qualquer conotação partidária ou política”, diz a nota oficial da agremiação.
Já o MST agradeceu a homenagem. “O movimento agradece à escola Boa Vista pelo convite para participar desse momento especial, reafirmando o papel do Carnaval como espaço de memória, cultura e resistência”, diz uma publicação no Instagram.
Prefeito repudia homenagem ao MST e cancela financiamento à escola de samba
Prefeito do município de Cariacica, sede da agremiação, Euclério Sampaio publicou nesta quarta-feira, 26, uma nota de repúdio à Independentes de Boa Vista. A partir deste ano, disse ele, a prefeitura não fará mais nenhum repasse financeiro à escola de samba.
“Não compactuo com homenagens a movimentos criminosos, que espalham o terror e a tristeza no campo”, afirmou Sampaio na nota oficial. O prefeito disse que a escola apresentou o projeto como uma homenagem a Sebastião Salgado, mas não foi dito que haveria uma ala dedicada ao MST.
“Nosso objetivo enquanto prefeitura foi fomentar o movimento cultural da nossa cidade”, disse Euclério Sampaio. “Contudo, esse erro é inadmissível.”
Já uma nota da administração municipal de Cariacica, publicada horas depois, disse que o processo de verbas de fomento à cultura “seguirá os trâmites democráticos e republicanos, sem represálias”.
O MST é muito cara de pau.
Jumentos!
Jumentos!