A Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) irá suspender as aulas em todas as escolas municipais na segunda-feira 26, devido às queimadas que atingiram a região. A Secretaria de Educação explicou o acúmulo significativo de fuligem nas unidades de ensino poderia comprometer a saúde de crianças e funcionários.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Uma higienização rigorosa deve ocorrer em todas as unidades escolares, a fim de evitar ou agravar problemas de saúde, que podem afetar particularmente bebês e crianças”, informou o comunicado da prefeitura.
Ribeirão Preto é uma das cidades mais afetadas pelas queimadas que se espalharam pelo interior de São Paulo nos últimos dias.
A retomada das aulas em Ribeirão Preto
Os alunos devem voltar às aulas na terça-feira 27. Contudo, a Secretaria de Educação informou que poderá implementar medidas de contingência conforme necessário.
Desde a última sexta-feira, 23, a Ribeirão Preto tem sofrido os impactos das queimadas e da densa fumaça resultante dos incêndios.
+ Fumaça de incêndios cobre céu de SP e antecipa o anoitecer
Na manhã deste domingo, 25, o aeroporto Doutor Leite Lopes suspendeu voos devido à baixa visibilidade decorrente da fumaça. Nenhum avião decolou ou aterrissou das 6 horas às 10 horas, quando a situação começou a se normalizar.
Veja imagens de Ribeirão Preto que circulam nas redes sociais:
🛫🚫 O aeroporto estadual Doutor Leite Lopes, em Ribeirão Preto, suspendeu todos os voos neste domingo (25) devido à fumaça das queimadas que atingem o interior do estado de São Paulo.
— UOL Notícias (@UOLNoticias) August 25, 2024
➡️ Segundo a Rede VOA, concessionária do aeroporto, os pousos e decolagens foram suspensos… pic.twitter.com/wf6wVn9iHq
O impacto das queimadas nas unidades de saúde
As unidades de saúde da cidade registraram um aumento significativo nos problemas respiratórios e nos atendimentos. No sábado 24, as quatro Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) de Ribeirão Preto observaram um aumento de aproximadamente 60% na procura por serviços médicos.
Desde ontem, aviões da Força Aérea Brasileira ajudam a combater os incêndios na região.
Leia também: “Queimadas: governadores da Amazônia Legal cobram ajuda do governo Lula”