Governo do Estado quer localizar os moradores que contraíram o vírus, mas que ficaram assintomáticos
O governo do Espírito Santo anunciou que vai testar mais de 30 mil pessoas no Estado até o final do próximo mês. Será feito um teste rápido, daqueles que identificam os anticorpos no sangue.
“O teste vai verificar se essa pessoa já entrou ou não em contato com o coronavírus”, informa o subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado, Luiz Carlos Reblin.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a escolha de quem será testado será feita de forma aleatória. Os agentes da pasta utilizarão a geolocalização para fazer a escolha e uma pessoa por casa selecionada será testada, também de forma aleatória.
A Sesa informa que o objetivo da testagem é descobrir o número de capixabas que contraíram o coronavírus, mas não apresentaram os sintomas, os assintomáticos. Em cada caso testado positivo, toda a família deverá também realizar o teste.
Diversos países, como a Finlândia, realizam testes aleatórios com o objetivo de controlar a pandemia e entender o funcionamento do vírus.
Até o momento, o Estado possui 5.401 casos confirmados e 233 mortos por causa do coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde.
Com informações do Estadão Conteúdo