Em editorial publicado nesta sexta-feira, 9, com o título “Notória ignorância ética”, o jornal Estadão faz uma crítica à indicação de Flávio Dino (PSB-MA) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), destacando o que chamou ser um “sonho antigo” de Lula de ter um ministro da Corte com “cabeça política”. A publicação descreve a presença, sem cerimônia, do ex-chefe da Justiça nos bastidores dos Três Poderes.
O jornal afirma que “o presidente Lula da Silva não indicou ao STF seu amigo, correligionário, ex-ministro da Justiça e senador Flávio Dino por seu relativamente desconhecido saber jurídico, e sim por seu notório saber político”.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O texto destaca que, ao ter seu nome referendado pelo Senado, Dino não teria cumprido o decoro de “engavetar o figurino político” para “confeccionar o figurino judiciário”. Ao invés disso, o ministro, durante o intervalo de tempo entre passar o bastão da pasta da Justiça para Ricardo Lewandowski e assumir a toga na Corte, correu ao Senado para propor “projetos”.
O editorial lembra ao seu leitor que tal atividade poderia ter sido realizada pela suplente de Dino no Legislativo: “Cuja notória atividade política, por sinal, é ser mulher de um deputado estadual companheiro de Dino”, diz o texto.
A publicação refere-se à enfermeira Ana Paula Lobato (PSB-MA) , eleita primeira-suplente de Dino no Senado e mulher do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB-MA).
Leia também: “De passagem pelo Senado, Dino defende projeto e preside sessão”
A “ignorância ética”
Ao chamar de “ignorância ética”, o Estadão sugere que as ações de Dino são como se “o ego não coubesse num só Poder”.
O texto elenca a atuação do ministro no comando do Ministério da Justiça, como, por exemplo, sua “Operação de Garantia da Lei e da Ordem” e seu “Programa de Enfrentamento às Organizações Criminosas”; e afirma terem obtido “resultados ineficazes”, não passando de projetos de “populismo”, “que não toca as causas do problema”.
Leia também: “Uma brincadeira sem graça com o Brasil”
A Corte ideal
Depois de uma breve retrospectiva sobre outros momentos protagonizados por Flávio Dino no cenário político recente, o Estadão encerra sua crítica ao dizer que o novo ministro do Supremo tem “a incompreensão de suas funções públicas” e aponta para o que seria o ideal na Corte brasileira.
“Num momento de tensionamento institucional e insatisfação da sociedade com a politização da Corte e com o protagonismo individual e a falta de exemplaridade de seus integrantes, o ideal seria um novo ministro discreto, técnico, rigorosamente avesso às disputas partidárias e ao exibicionismo das mídias sociais”.
O maior responsável por essa situação, e não é de agora, é o Senado Federal que aprovou sem criar problemas, todos os 11 ministros, mesmo sabendo que estes não preenchem os requisitos mínimos necessários para ocupar uma cadeira no STF.
Quanto menos qualificação tiver, mais facilidade terá em ser referendado pelo senadinho. Como diziam antigamente, quem tem, tem medo.
Se merecem, se aturam, se completam, se ajudam.
A ética deu lugar a depravação desde o fim da lava-jato. Bandidolatria, cleptocracia … Pobre Brasil !
É muito triste ver um país tão rico, lindo pela natureza, de um povo trabalhador, inteligentes, maravilhoso pra se morar, estar sendo destruído por faltas de políticos do saco roxo pra ocuparem as cadeiras do congresso nacional brasileiro, estão deixando a minoria rasgar todos os dias nossa carta maior (CF), até quando… tenho muita pena dos meus filhos, netos, amigos que vão ter de conviver com esses urubus que estão desgranando nosso país e esses parlamentares não reagem, parecem serem todos uma quadrilha só, Dino quebrou o maranhão e é santo, Lula foi condenado e preso será que foi porque ele estava dando marmitas na praça da Sé! Acredito no grande Augusto Nunes, lula é ladrão…
é o representante ideal da quadrilha levada ao poder por jumentos e algoritmos… um dos problemas é o custo que isto representa ao contribuinte, mas este nem é o pior dos problemas… o loteamento das instituições, as indicações meramente políticas e sindicais como ibge, diversos ministérios e balcões da “administração” pública tem como objetivo a perpetuação da quadrilha no poder. este senhor de notório desconhecimento jurídico indicado para talvez, o melhor “emprego” do braziu, tem como finalidade a legalização dos atos criminosos daqueles que o tem nos bolsos, e a prisão e criminalização de todos os contrários. afinal, não pode haver contrários na democracia relativa da quadrilha.
A cara da desgraça.
O Brasil virou uma pequena cidade do interior, onde os cargos são assumidos por amigos, e principalmente os mais incompetentes, para que o “chefe” político sempre se sobressaia.
Como esse ministro deixou o seu estado? Em boas condições? quais são seus méritos? A ideologia? Que País estamos construindo?
Bom dia.
Flavio Dino é uma vergonha para o meu estado.
Que Deus abençoe.
Cara, as vezes até cansa ler sobre esses filhas da put…que tomaram de assalto o poder. Afinal, como o “cérebro pensante” deles (Zé Dirceu) disse e depois replicado dentro do Congresso Nacional pelo boquinha aveludada, “eleições não se ganham, eleições se tomam!”. Esse sujeito, junto com toda essa súcia aboletada no poder, é o que se pode esperar desse desgoverno. São corruptos e incompetentes, só pra falar em termos administrativos. Porém o prejuízo que esse gente vai dar ao Brasil se estende em todas as áreas, além da administrativa. Cultural, legislativa (já que o Executivo está legislando pelas emendas PIX e o STF pela invasão de competência), moral e ética. Esses dois últimos fatores são cruciais para o projeto de destruição que eles estão empenhados, para assim consolidar a revolução socialista que foi dado o start pelo golpe de Estado que empossou o ex-presidiário na presidência.
Mas ignorância ética é o principal requisito para compor esse governo criminoso.
Estadão: too little, too late…
Esse gordão vai fuder com o país quando começar a atuar no STF. Se preparem vai vir muita merda e bosta por aí ainda.
O Senado desqualificado aprovou esse militante político p uma Corte Constitucional. A atuação será pífia igual a outros q já estão.
Não podemos deixar de evidenciar q o Estadão aprovou a eleição do maior corrupto país.
O ESTADÃO SE ESQUECE QUEM TEM GRANDE CULPA EM TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO, AFINAL LUTOU COM UNHAS E DENTES PARA ELEIÇÃO DO DESCONDENADO. AGORA, NÃO ADIANTA PASSAR PANO PARA FICAR DE BEM COM SEUS EX-ELEITORES CONSERVADORES.
O Senado que temos gostou dele, a ponto de ter aprovado a indicação do lula.