Voltou a circular nas redes sociais o trecho de uma declaração de Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, sobre o aumento da criminalidade no Estado. Na ocasião, Pimentel comentou um treinamento de guerrilha entre criminosos no Complexo da Maré, na zona norte da capital fluminense.
A fala ocorreu durante entrevista ao podcast Molhando o Biscoito, em outubro de 2023.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Um inquérito policial feito pela 21ª Delegacia Policial de Bonsucesso aponta mil bandidos tendo aula de técnicas de combate, tiros de guerrilha, de treinamento dentro da comunidade da Maré, onde as operações policiais estão proibidas pela Suprema Corte do Brasil, em função da ADPF [Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental] 635″, disse Pimentel. “Então, alguém deseja o caos no Rio de Janeiro.”
Pimentel se refere a uma investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro de 2023 que descobriu uma espécie de “escola preparatória” na Maré, onde vivem mais de 140 mil pessoas.
À época, o programa Fantástico, da TV Globo, obteve acesso, com exclusividade, ao material dessa apuração. Segundo a polícia, foi o maior levantamento já feito sobre a atuação de três grupos criminosos, de traficantes e de milicianos, que disputam o controle de territórios e de negócios lucrativos.
Os exercícios que preparam traficantes para a guerra aconteciam em um lugar que deveria ser um centro de lazer para a comunidade. No entanto, a quadra de futebol e a piscina — de uso exclusivo dos criminosos — serviam como campo de treinamento. Tudo isso ocorria ao lado de uma creche e cinco escolas.
Leia também: “Morre o jornalista Léo Batista, aos 92 anos, no Rio de Janeiro”
Em uma das imagens capturadas pela polícia, dois instrutores ensinavam grupos de 15 a 20 homens, todos armados com fuzis. Os investigadores identificaram algumas práticas similares às que são aprendidas nas forças de segurança:
- Rotina de exercícios físicos;
- Técnicas de progressão em terrenos conflagrados;
- Reação a emboscadas;
- Deslocamento no escuro;
- Simulação com explosões de bombas.
O Complexo da Maré é apontado como centro de distribuição de armas e drogas para outros pontos da cidade. As imagens obtidas pela polícia mostram vários pontos de venda e moradores que são obrigados a conviver silenciosamente com a violência.
Leia também: “Vereador é assassinado a tiros no RJ”
“Eles que impõem a lei”, disse um morador à TV Globo, que não quis se identificar à época. “Toda semana é um morto.”
STF suspendeu operações na Maré e em outras favelas durante a pandemia
A ADPF 365, conhecida como ADPF das Favelas, determinava que não se realizassem operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro durante a pandemia de covid-19, “salvo em hipóteses absolutamente excepcionais, que devem ser devidamente justificadas por escrito pela autoridade competente, com a comunicação imediata ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro responsável pelo controle externo da atividade policial”.
A arguição afirmava ainda que, “nos casos extraordinários de realização dessas operações durante a pandemia, sejam adotados cuidados excepcionais, devidamente identificados por escrito pela autoridade competente, para não colocar em risco ainda maior população, a prestação de serviços públicos sanitários e o desempenho de atividades de ajuda humanitária”.
Não se deve descartar a coacao do crime organizado sobre os autoresfes dessas portarias. Não acredito que um STF como o nosso possa determinar no país uma área protegida , livre de policiamento, totalmente insegura para a cidade
O Carioca agradece o Bizola por dizer que bandido é cidadão, e ao outro gaúcho do STF por proibir que a polícia do RJ faça incursões nas comunidades sem antes avisar os traficantes que 9por meio do MP) que estas ações irão acontecer.
Uma piada…
Esqueçam, senhores, o crime organizado está no comando de todos os órgãos brasileiros. Quanto mais poder tiver o órgão (stf por ex.) mais influência o crime organizado terá sobre ele. Quem tiver uma mínima chance de sair desse país em total colapso o faça o quanto antes. Estejam cientes.
A visão torta do mundo que estes senhores tem, faz um pais inteiro de refém da bandidagem.
O clã Bolsonaro, depois de anos, enfurnado no governo do Rio e até na presidência da República não resolveu ainda não??????
Achei que lá seria o céu na terra taoquei kkkkkkkkkkk
Uma cidiade que vive do turismo não pode ser dominada pelo crime organizado com a complacência dos governantes.
Os cariocas estão pagando por suas escolhas do passado. Permitiram o crescimento completamente descontrolado de favelas, construções em áreas não autorizadas tais como encostas, ao lado de ruas e vias de transito etc… A ignorância e falta de educação do que se chama cidadania carioca é impressionante e desalentadora ademais de encoberta por uma imprensa cumplice que tem como objetivo ensinar aos cariocas que somos um bando de favelados. Permitiram que o Rio se transformasse em uma favela gigantesca cujo controle é quase impossível. Atualmente o Rio pode ser visto como um excelente destino turístico para criminosos nordestinos ou de qualquer outra parte do pais e América Latrina. Como atração turística temos todos os bandidos que a colocaram nessa condição vivendo soltos e no máximo com adornos no tornozelo.
A cura dessa enfermidade vai ser cara, dolorosa e com muito sangue carioca rolando.
Quanta merda kkkkkkkkk
Criminosos nordestinos …… Xenófobo ainda…….
Pro alucinado aí, o CV e o PCC dominam as ações no nordeste viu desatualizado, eles que migraram pra cá e dominaram as comunidades….tirando raras excessões os criminosos daqui tem 2 situações ou são inimigos (e obviamente não vai “passear” aí , ou trabalham para os daí)
Seu Comentário é imenso, vazio, cheio de clichês e comete crime de xenofobia.