Ex-secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro Allan Turnowski deixou a prisão nesta sexta-feira, 30, beneficiado por uma decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na quinta-feira, Nunes Marques decidiu revogar a prisão, mediante medidas cautelares, como a impossibilidade de Turnowski acessar repartições da polícia.
Allan Turnowski foi preso no começo de setembro, suspeito de participar de uma organização criminosa e de envolvimento com o jogo do bicho. O ex-chefe da Polícia Civil do Rio deixou o cargo em março deste ano para se candidatar a uma vaga de deputado federal, pelo Partido Liberal.
O ex-secretário foi detido em continuidade às investigações sobre o delegado Maurício Demétrio, que está preso desde o ano passado, acusado de corrupção dentro da Polícia Civil. Ele teria forjado operações para incriminar adversários.
A ação é comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e conta com o apoio da Corregedoria da Polícia Civil.
Turnowski foi chefe da Polícia Civil entre 2010 e 2011, no governo de Sérgio Cabral (MDB), e deixou a pasta durante uma investigação da Polícia Federal sobre um suposto vazamento de uma operação. O caso foi arquivado por falta de provas. O delegado sempre negou qualquer irregularidade.
Depois, em 2020, Turnowski voltou ao posto — que passou a ser uma secretaria do governo do Estado — em que ficou até o início deste ano.
Ele continua Candidato ? Ou não ?
Carta de Luladrão à Revista Oeste:
A todof of vornaliftaf da Revifta Oefte: eu goftaria de divêr que eu nun têiu língua prêva, que iffo é túdu mintira. Goftaria também de divêr que eu fô inofênti, não robêi a Petrobráif, nem a Eletrobráif, nem o BNDEF, nem o fítio de Atibaia, nem o tripéks do Guarujá, nem o apatamêntu de Fão Benádo, nem o Inftituto Lula, nem a conta na Fuífa (na Zoropa). Iffo túdu é facanávi duf meuf amígu currúptu, eu num fabía de nada diffo. É facanávi também do Férfio Môru, aqueli fuíf fiadaputa de Curitiba, onde fiquei doif ânuf prêvo naquêli frio abfurdo abafo di féro. Agora que o Effeteéfi (STF) mi foltô, eu fou inofênti e nun dêvo maif nada, péffo os vótuf di tôdof of leitôref da Revifta Oefte. Maf fi não quifé votá nimim, então fai tomá nukú tudumundu, feuf fafifta du caraio. Pusquê eu nuquéru fóto de niguêim, eu quero é diêro dufêif, bando de trôfa. Bêjo no coraffaum dufêif, e fai Curíntia !!!