Nesta quinta-feira, 23, a polícia prendeu preventivamente a ex-diretora do Presídio de Eunápolis Joneuma Silva Neres, de 33 anos, na Bahia. Ela responde a acusações de facilitar a fuga de 16 presos, no dia 12 de dezembro do ano passado.
Com o controle das investigações, a Delegacia Territorial de Eunápolis concluiu que Joneuma teria também envolvimento com uma organização criminosa ativa na região.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A Polícia Civil da Bahia, que solicitou a prisão preventiva da mulher, ainda realizou a ação que culminou na detenção da ex-diretora. A Comarca de Eunápolis expediu o mandado.
Segundo a polícia, Joneuma “teria facilitado a ação de criminosos que promoveram a invasão e a fuga no presídio”. A prisão ocorreu na Avenida Getúlio Vargas, em Eunápolis, nas proximidades de uma agência bancária. No local, os agentes abordaram Joneuma.
O Conjunto Penal de Eunápolis é uma unidade de segurança média. A prisão recebe presos do sexo masculino, provisórios e condenados, em regimes fechado e semiaberto.
Material apreendido pela polícia da Bahia
Durante a abordagem, a polícia apreendeu diversos itens em posse da suspeita, incluindo aparelhos celulares, chips telefônicos, um caderno de anotações e R$ 8 mil em espécie.
“Todo o material foi apresentado na delegacia”, informou a Polícia Civil. Depois de ir para a unidade policial, Joneuma foi submetida a exame pericial e vai passar por transferência para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, também no Estado da Bahia.
Leia também: “Inocência assassinada”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição da Revista Oeste
A Polícia Civil continua a investigação com o objetivo de esclarecer os detalhes do envolvimento da ex-diretora com o grupo criminoso e as circunstâncias que permitiram a fuga dos detentos.
Joneuma Silva Neres foi a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora de um presídio masculino na Bahia. Na vida acadêmica, ela se formou em Direito e possui especializações em Direito Penal, Processo Penal, Criminologia e Direito Administrativo. Ela passou no 39° exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e cursa jornalismo.
Desde 1990 as ORCRIMs, PCC e CV, vem gastando milhões na formação de jovens para ingressarem em várias áreas em diversos órgãos e instituições via concursos públicos. São jovens escolhidos pelos olheiras das respectivas facções exatamente para esses fins. Vejam que no poder judiciário brasileiro do STF aos TJs estaduais estão lotados de ex-advogados das ORCRIMs. Não à toa Xandão, Dias Toffoli, Fachin Stedile, Gilmar Mendes entre outros, todos saídos de sindicatos ou de dentro de partidos. O STF tupiniquins é o maior exemplo de indicações de ex-advogados de ORCRIMs. Portanto, das PMs, PCs, PF, PRF, MPF/PGR, STJ e TRFs ao congresso nacional há uma fila de bandidos que foram preparados ainda adolescentes para chegar nos concursos públicos passarem e prestarem seus serviços às ORCRIMs. Repito: STF é a maior vitrine de como às ORCRIMs pode preparar o individual e colocá-lo em posto estratégico para quando acionado entrar em ação em defesa dele. Em que país civilizado democrático do mundo o bandido é preso com 100, 200, 300kg de cocaínas e um juiz determina a soltura dos envolvidos sob alegações que os agentes estavam realizando operações para outros fins e não para prender aqueles traficantes. Ora, quantos traficantes ultimamente não foram soltos e devolvidos veículos e todo dinheiro apreendido porque não era aquele indivíduo que os agentes pretendiam prender e que foram presos por um acaso conforme depoimentos de policiais neste sentido que foi utilizado pelo juiz já que se não eram aqueles que os agentes procuravam e que foram pagos por azar deles e o juiz decide que, como a operação não era para eles então não podia prendê-los e assim soltou todos. Isto é Brasil!!
Ao público em geral: o empoderamento feminino policial gestora do presídio cumplice de grupos criminosos. Assim não vale, na real melhor competência e honestidade sempre.
Olha o nome da criatura: JONEUMA!!! Não pode ser coisa séria!!!
Triste Bahia!!! Estamos apavorados com a violência. Estado nas mãos do PCC e CV. Governador incapaz!!!