O Ministério Público do Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta sexta-feira, 9, o ex-secretário de Polícia Civil do Estado Allan Turnowski. Ele é suspeito de participar de uma organização criminosa e de envolvimento com o jogo do bicho.
Turnowski deixou o cargo em março deste ano para se candidatar a uma vaga de deputado federal pelo PL.
O ex-secretário foi preso em continuidade às investigações sobre o delegado Maurício Demétrio, que está preso desde o ano passado, acusado de corrupção dentro da Polícia Civil. Demétrio teria forjado operações para incriminar adversários.
Também é alvo da operação o delegado Antônio Ricardo, ex-diretor da Delegacia de Homicídios, que também é candidato, mas a deputado estadual. Ele é alvo de mandado de busca e apreensão.
A ação é comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e conta com o apoio da Corregedoria da Polícia Civil.
Turnowski foi chefe da Polícia Civil entre 2010 e 2011, durante o governo de Sérgio Cabral (MDB) e deixou a pasta durante uma investigação da Polícia Federal sobre um suposto vazamento de uma operação. O caso foi arquivado por falta de provas. O delegado sempre negou qualquer irregularidade.
Depois, em 2020, ele voltou ao posto — que passou a ser uma secretaria do governo do Estado — onde ficou até o início deste ano.
Se for prender todo policial envolvido com jogo do bico, acho que vão sobrar poucos para combater o crime.
Eu não boto a mão no 🔥 por ninguém, mas este MP está mais sujo do que pau de galinheiro.
Lamentável nossa poliça. Depois vem reclamar que não tem condições de trabalho.
Vão jogar esse cara no colo do Bolsonaro, pode apostar!