A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou o contrato para aquisição de um novo lote de mísseis de curto alcance. A validação do acordo foi celebrada na sexta-feira 17.
Os novos mísseis IRIS-T, do tipo ar-ar, são equipados com sensor infravermelho e empuxo vetorado (a capacidade de um avião ou foguete de manipular a direção do empuxo dos motores para controlar a atitude e velocidade angular do veículo), é um armamento essencial para ser utilizado em combate aéreo na aeronave F-39 Gripen, informou a FAB.
Um dos diferenciais do míssil inteligente é a capacidade de manobras, além da possibilidade de acompanhamento do alvo com integração na mira do capacete do piloto. E, ainda, caracterizado por zonas de tiro significativamente aumentadas, alcance de aquisição aprimorado e maior precisão de acerto.
O míssil inteligente tem alta capacidade de manobra e resistente a contramedidas eletrônicas. Um de seus diferenciais é a possibilidade de acompanhamento do alvo com integração na mira do capacete do piloto e outros sensores.
A nova ferramenta integrará o sistema de armas da FAB, que também já dispõe do míssil Meteor.
Enquanto o Meteor possui capacidade contra alvos a longa distância, o IRIS-T tem emprego de curta distância, até 30 quilômetros.
A junção dos dois armamentos, portanto, aumentará o poder de combate e as chances de sucesso contra os possíveis oponentes.
Com essa série de armamentos em ação, a Força Aérea garante, ainda mais efetivamente, a manutenção da soberania do espaço aéreo com vistas à defesa da Pátria.